Dicas para economizar energia no final do ano

Especialista conta o que pode ser feito para não ter surpresas na conta de luz

  • Data: 15/12/2020 15:12
  • Alterado: 15/12/2020 15:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Anhanguera
Dicas para economizar energia no final do ano

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Você está em:

O período de festas que concluem mais um ano é conhecido pelos espetáculos de luzes e decorações Natalinas que enchem os olhos dos espectadores. Em tempos de pandemia, investir em enfeites e adereços pode ser um alento ao espírito festivo para as casas e famílias que não poderão reunir-se em grandes grupos, devido à pandemia de Covid-19. Entretanto, é preciso ficar atento ao consumo de energia elétrica no período. Pensando nisso, Janifer Carvalho, Coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera de Santo André (SP), oferece dicas para economizar na conta de luz.

“Antes de mais nada, é preciso lembrar que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no final de novembro, a retomada do sistema de bandeiras tarifárias válidas para as contas de luz, que passou a valer com a bandeira vermelha – a mais cara -, até o final de 2020. Ou seja, há a cobrança de taxa extra de R$ 6,243 a cada 100 kWh consumidos” diz Janifer.

Aposte em pisca-pisca de LED

Os tradicionais pisca-piscas ou luzes em forma de cascata são grandes vilões da decoração. Uma peça com 100 luzes do tipo comum, se ligada por 8 horas por dia, acrescenta cerca de 12 kWh no mês. Por isso, é recomendável optar pelas lâmpadas de LED, que consomem apenas 3,6kWh com potência média de 15 watts. Isso representa economia de até 70% em relação ao tipo comum. “Para otimizar ainda mais os gatos, recomendamos que o pisca-pisca seja desligado durante o dia e quando não houver movimento pelo espaço em que estiver instalado”, completa Janifer.

Cuidado com instalações indevidas

Evite sobrecarga de energia. Os pisca-piscas precisam ser instalados com segurança. Não faça emendas nos fios, nem utilize extensões ou adaptadores de tomadas, os chamados benjamins ou “tês”. A sobrecarga de energia ou superaquecimento pode causar um curto-circuito. Outro ponto é que as instalações devem ser feitas longe de materiais inflamáveis como isopor e papel.

“Ao comprar um pisca-pisca, procure pela certificação do Inmetro, órgão que regulamenta a utilização de produtos e serviços”, aconselha a Coordenadora.

Eletrodomésticos

As festas acontecem logo após a chegada do verão, no Brasil. É neste período que aumenta o uso do ar-condicionado. Em aparelhos comuns, recomenda-se o uso com a temperatura a 23° Celsius e a programação para desligar quando o ambiente estiver refrigerado. Porém, quem optar pelo uso por longos períodos de tempo, aparelhos com a tecnologia Inverter são eficazes por oferecer maior eficiência e ajuste do compressor quando necessário.

A geladeira, que vai guardar todas as gostosuras da ceia, também é um ponto de atenção. Evite abrí-la sem necessidade e guardar alimentos quentes. Confira se a borracha de vedação está ressecada. Isso faz com que ela gaste mais energia.

Já a televisão deve ser desligada sempre que ninguém estiver assistindo.

Carregadores

Tire celulares e notebooks do carregamento assim que atingirem 100% de carga. E retire o carregador da tomada.

“Com a bandeira vermelha em vigor, todas as providências para economizar energia são bem-vindas. Estas pequenas atitudes diárias contribuem para um bolso mais cheio no final do mês”, finaliza Janifer Carvalho.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados