Dicas para combater os sintomas da ressaca
Beber água, consumir alimentos leves e repousar ajudam a restabelecer o equilíbrio do organismo
- Data: 01/01/2024 07:01
- Alterado: 01/01/2024 07:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Cerveja
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
Nas festas de fim de ano, algumas pessoas podem exagerar na bebida. O resultado é a ressaca, um desequilíbrio no organismo causado pelo consumo excessivo de álcool, levando ao surgimento de alguns sintomas como dor de cabeça, sensibilidade ao som e à luz, enjoo, dores no corpo, boca seca e sede. Isso ocorre devido à desidratação que a bebida alcoólica causa no organismo, além da sobrecarga no fígado, que tem a função de eliminar o álcool do sangue.
Para combater o mal-estar da ressaca é indicado tomar alguns cuidados ao longo do dia para ajudar o organismo a restabelecer o equilíbrio natural. Veja as principais recomendações da Secretaria Municipal de Saúde:
- Beba bastante água
Se hidratar é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. Como as bebidas alcoólicas possuem um efeito diurético no organismo, o recomendado é que a pessoa alterne o consumo de bebidas com água e também beba bastante água no dia seguinte, para recuperar a hidratação.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a quantidade de água que uma pessoa deve beber diariamente varia de acordo com alguns fatores, como peso corporal e temperatura ambiente. Porém o indicado é ingerir cerca de dois litros de água por dia.
- Alimente-se de forma adequada
Aposte em uma alimentação leve e rica em nutrientes. Dê preferência aos alimentos com mais benefícios à saúde, como verduras, legumes e frutas, para ajudar o organismo a eliminar mais facilmente as toxinas produzidas pelo fígado devido o consumo de álcool. - Fique de repouso
Repousar é um hábito sempre necessário para ajudar o organismo a se recuperar de qualquer mal-estar. Portanto, não se deve emendar uma festa na outra. O corpo precisa de um descanso para restabelecer as energias.
Em caso de qualquer sintoma mais forte, procure atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.