Dicas de filmes e séries para jovens aprenderem e se divertirem nas férias
Especialista do SAS Plataforma de Educação destaca quatro produções para assistir nas férias, de diferentes áreas do conhecimento, que mesclam aprendizagem com entretenimento
- Data: 10/01/2024 10:01
- Alterado: 10/01/2024 10:01
- Autor: Redação
- Fonte: SAS Plataforma de Educação
Cinema
Crédito:Arquivo - Agência Brasil
O período das férias escolares pode ser aproveitado de diversas formas. Tão esperado por muitos estudantes, especialmente aqueles que estão no Ensino Médio e se preparando para os vestibulares, o descanso também pode render frutos positivos e mesclar aprendizagem com entretenimento. Pensando nisso, o Coordenador de Ensino e Inovação do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, trouxe quatro dicas de filmes e séries para assistir durante as férias que podem colaborar – e muito! – nesse processo. Confira:
Ciências Humanas – “The Crown”
(Classificação Etária 16+)
“The Crown”, uma produção da Netflix, é uma verdadeira joia para os entusiastas de História e Geografia. Estendendo-se ao longo de seis temporadas, a série desvela a narrativa de sete décadas de reinado da monarca mais longeva da história, a Rainha Elizabeth II. “Para os amantes da vida privada da monarquia, “The Crown” é um verdadeiro deleite. Ao mesmo tempo, para aqueles que apreciam geopolítica e a história viva, a série proporciona uma visão panorâmica dos eventos que moldaram o século XX e além. “The Crown” transcende o entretenimento televisivo para se tornar uma experiência educativa e enriquecedora para todos os que buscam compreender não só a realeza, mas a política global.”, comenta Beltrão.
Linguagens – “Succession”
(Classificação Etária 18+)
“Succession” (HBO e Amazon Prime) é uma série imperdível para quem busca uma exploração das habilidades linguísticas no contexto de negociações empresariais e jogos de poder. A trama gira em torno da família Roy, proprietária de um império de mídia, e acompanha as complexas dinâmicas entre seus membros enquanto disputam o controle da empresa. “Se você é fascinado pela interseção entre linguagem, poder e estratégia empresarial, “Succession” oferece uma narrativa rica e envolvente que destaca as nuances das habilidades linguísticas em um cenário de alta competitividade. Prepare-se para uma experiência televisiva que não apenas entretém, mas também estimula a reflexão sobre o papel crucial da comunicação eficaz no mundo dos negócios.”, adiciona.
Matemática – “A Sala de Fermat: Uma Jornada pelo Enigma”
(Classificação Etária livre)
Para jovens interessados em desafios intelectuais e apaixonados por matemática, “A Sala de Fermat” é uma escolha cinematográfica estimulante que promete cativar com enigmas intrigantes e uma narrativa eletrizante semelhante a Jogos Mortais. O filme, que mescla suspense e mistério, segue quatro estudantes de matemática convidados para participar de um encontro secreto após resolverem problemas complexos. “O filme destaca também o trabalho colaborativo e a importância do pensamento analítico e crítico. “A Sala de Fermat” não é apenas uma experiência cinematográfica, mas uma oportunidade educativa e inspiradora, já que oferece uma visão desafiadora da matemática, elevando o aprendizado a uma experiência instigante para mentes curiosas.”, reflete.
Ciências da Natureza – “One Strange Rock”
(Classificação Etária 14+)
One Strange Rock, disponível no Disney+ em parceria com a National Geographic, é uma docussérie (série documentário) que tem como objetivo explorar a beleza e complexidade do planeta. A inovação é o foco narrativo: são astronautas que tiveram a experiência de ver a Terra do espaço, proporcionando uma visão única e impactante do nosso planeta. A série conta com a participação de vários astronautas notáveis, incluindo Chris Hadfield e Jeff Hoffman. “A abordagem inovadora, combinada com a perspectiva direta dos astronautas, torna “One Strange Rock” uma experiência envolvente e educativa para os espectadores interessados na ciência da Terra e na exploração espacial.”, diz o Coordenador.
Para Beltrão, ‘estudar’ deve ser um ato constante e que pode estar presente até nas tarefas de lazer do dia a dia. “Especialmente destinado àqueles alunos que se estão se preparando para os vestibulares, como o Enem e a Fuvest, nós do SAS Plataforma de Educação sempre recomendamos assistir a essas produções artísticas, pois isso também significa estar por dentro de atualidades e a adquirir repertório cultural que trará, sem dúvidas, impactos positivos aos estudantes”, finaliza Vinicius Beltrão.