Festa do Dia das Crianças leva 5 mil pessoas à Praça da Moça, em Diadema
O Cultura na Rua levou para a Praça da Moça artistas de circo, oficinas culturais, jogos de mesa, brincadeiras e apresentações do Projeto Capoeira para Todos
- Data: 13/10/2022 07:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Evento do Dia das Crianças na Praça da Moça - Diadema/SP.
Crédito:Dino Santos
A Praça da Moça no Centro da cidade, se transformou nesta quarta, 12, Dia das Crianças, num grande parque de diversões. A criançada (e também toda a família) se divertiu com ações de lazer, de educação e de cultura, tudo gratuito. Durante todo o dia compareceram na Praça aproximadamente 5 mil pessoas.
O evento foi organizado pela Prefeitura de Diadema e, para garantir a diversão e o lazer, todas as secretarias da Prefeitura de Diadema se mobilizaram e levaram seus principais programas para a Festa. A festa contou também com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, do Rotary Clube, do supermercado Clube de Campo e das empresas Quick Star e Casa Rosada.
“A Festa de hoje mostra que podemos levar qualidade de vida para a população, ao somarmos os esforços de todas as secretarias numa ação de entretenimento e lazer”, afirma o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. Ele destacou os investimentos em Esporte, Cultura e, principalmente, em Educação. “Este ano as escolas retornaram às aulas presenciais e estamos retomando o conteúdo escolar que ficou prejudicado durante o período crítico da pandemia”, ressaltou Filippi.
O prefeito também destacou a entrega dos uniformes escolares para os alunos da rede de ensino municipal e a liberação de mais de R$ 3 milhões para que todas as escolas da rede municipal, inclusive as turmas de Educação de Jovens e Adultos, realizem passeios culturais nos meses de outubro e novembro. Cada escola recebeu o valor de R$ 100 por estudante e entre os lugares visitados estarão o Aquário de São Paulo e sessões de cinema. Cerca de 31 mil estudantes estão sendo beneficiados com os passeios, que já começaram. As crianças da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Evandro Caiafa Esquível, no Centro, já estiveram no Aquário de São Paulo, no bairro do Ipiranga, na capital paulista.
Atividades
O Cultura na Rua levou para a Praça da Moça artistas de circo, oficinas culturais, jogos de mesa, brincadeiras e apresentações do Projeto Capoeira para Todos. Uma das atrações na Praça foi o trapézio do Circo Escola de Diadema. Nele as crianças puderam sentir um pouco como é estar nas alturas e em movimento. “Eu senti um pouco de medo, mas a sensação é boa. Parece que você está no céu, voando” afirma Kelvin Paraizo Martins, de dez anos, que experimentou a atração.
O Lazer da Cidade também realizou uma série de atividades que fazem parte do programa, inclusive o concorrido passeio de triciclo e campinhos de futebol. Tudo isso com barraquinhas de cachorro quente, pizza e refrigerante que foram vendidos a preços populares.
Outra atração já garantida no Dia das Crianças Especial de Diadema foi a montagem da minicidade inflável, organizada pela Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema, em parceria com a Cia Sopa de Comédia. O equipamento é uma ação educativa que ensina às crianças as regras de um trânsito seguro e responsável. A criança pedala em bicicletas na cidade com rotas no chão que simulam as vias de trânsito, além da sinalização. Cassia Gomes aproveitou a manhã e levou sua filha Ana Laura Gomes, de seis anos, para aproveitar a minicidade. “Ela aprendeu sobre como respeitar a faixa dos pedestres, pois parou a bicicleta antes dela”, observou Cassia.
As Secretarias de Segurança Alimentar e Segurança Cidadã também organizaram atividades especiais para a criançada. A Secretaria de Segurança Alimentar promoveu o teatro de fantoches, que ensina a importância da alimentação saudável. Já a Secretaria de Segurança Cidadã colocou viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) na Praça da Moça para as crianças conhecerem mais a rotina daqueles que fazem a nossa segurança diariamente.
Já a Secretaria de Saúde ofertou orientação de saúde bucal, escovação correta e cuidados diários com a higiene bucal e ainda realizou avaliação odontológica com os pais para identificar lesões suspeitas e indicativas de câncer de boca em estágios iniciais. O Centro de Controle de Zoonoses, que também faz parte da Secretaria, esteve presente e orientou sobre como prevenir a dengue, a esporotricose (micose causada por fungos que ataca gatos) e acidentes com escorpiões. As crianças também puderam ver, em recipientes de vidro, exemplares de animais mortos e conservados em formol, como jararaca (cobra), aranha caranguejo, escorpiões, morcegos, mosquito da dengue e ratazana.