Diadema vai fortalecer Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal
Câmara aprova projeto que torna obrigatória a etapa antes de ingresso formal na corporação
- Data: 19/08/2022 20:08
- Alterado: 19/08/2022 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
Em mais uma etapa de valorização e qualificação da GCM (Guarda Civil Municipal), a Prefeitura de Diadema vai promover alteração no Estatuto da Guarda para aperfeiçoar as capacidades de futuros agentes da corporação municipal. A mudança envolve fortalecer o Curso de Formação de futuros guardas civis, que passarão por treinamento de três meses antes de assumir as funções.
A modificação no Estatuto da GCM foi aprovada em segunda discussão pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (18). O objetivo é fazer do Curso de Formação mais uma etapa obrigatória antes do ingresso efetivo na GCM, com pagamento de 70% do salário base dos recém-ingressos da guarda. Somente com essa etapa concluída é que o agente está apto a assumir o cargo público.
“Essa pequena alteração valoriza a formação da nossa guarda, faz com que os candidatos levem mais a sério uma etapa importante da sua formação. E, eventualmente, é possível fazer o desligamento caso esse candidato apresente postura inadequada para a função. Outras cidades adotaram esse modelo e esses exemplos nos mostraram que os candidatos respeitam mais o curso de formação. Teremos agentes cada vez mais preparados”, pontuou o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.
Depois da aprovação por parte dos vereadores, o texto vai para sanção do prefeito José de Filippi Júnior. “Temos, cada vez mais, valorizado nossa GCM, investido em capacitação, treinamento, em compra de viaturas e equipamentos. Também apostamos muito na integração com a Polícia Militar e a Polícia Civil, além de estimular o caráter preventivo da nossa Guarda, de ser uma GCM amiga e próxima do cidadão”, disse o prefeito.
No fim do ano passado, o governo solucionou uma demanda de mais de uma década da Guarda: uma revisão mais profunda dos vínculos da GCM. O pacote aprovado pela Câmara e tornado lei em 2021 incluiu a criação da carreira estatutária de Guarda Civil Municipal, a garantia da progressão automática de carreira para a base da GCM (3ª, 2ª e 1ª Classes) e a realização de concurso interno para os cargos de Comando da GCM (Classe Distinta, Supervisor e Inspetor).
Nos próximos meses, a Prefeitura de Diadema vai divulgar edital para concurso público de novos agentes para a GCM. A expectativa da administração é contratar 100 novos guardas, sendo 50 homens e 50 mulheres. “Com essas admissões, teremos, proporcionalmente, um dos efetivos mais robustos do País, com 400 agentes para uma população de aproximadamente 450 mil habitantes. Para efeito de comparação, em São Paulo são 6 mil agentes da Guarda Civil Metropolitana para uma população de 12 milhões de pessoas”, comparou Mariano.