Diadema vacina 1.505 idosos acima dos 75 anos contra covid-19 neste sábado

O prosseguimento da vacinação e abertura para novos grupos prioritários depende da chegada de nova remessa de doses

  • Data: 13/03/2021 16:03
  • Alterado: 13/03/2021 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Diadema vacina 1.505 idosos acima dos 75 anos contra covid-19 neste sábado

Crédito:Divulgação Prefeitura de Diadema

Você está em:

Mais de 1.500 idosos ganharam uma dose de esperança neste sábado (13/3) de Dia D de vacinação contra covid-19 em Diadema. A Prefeitura adiantou o início da vacinação para o público de 75 e 76 anos e abriu todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para receber os 1.505 moradores maiores de 75 anos que tomaram a primeira dose da vacina, até as 13h, segundo dados da prévia.

“A ideia de abrir no sábado é garantir o acesso à população, principalmente àqueles idosos que têm dificuldade de locomoção e dependem de um filho ou cuidador que os traga para vacinar e essa pessoa não consegue ter acesso durante a semana às Unidades”, explicou a coordenadora da Vigilância à Saúde, Franciele Finfa da Silva. Esse é o caso de José Pereira, 76 anos, que veio acompanhado por Paulo Sérgio, e foi vacinado dentro do carro, na UBS ABC. “A gente vê na TV casos de enfermeiros fingindo aplicar vacina e não aplica. Aqui não, as pessoas são eficientes e trabalham com honestidade. Pode confiar”, elogiou.

 O prefeito José de Filippi Junior visitou a UBS ABC neste sábado e ressaltou a importância de vacinação. “Diadema tem um histórico de Dia D de vacinação em várias campanhas e a população sabe e entende que a vacina é para o bem dela. Hoje, o neto que traz a avó para vacinar contra a covid provavelmente, há 30 anos, veio trazido por ela para tomar as gotinhas que salvam vidas. Em 14 UBS, estamos abaixo de 90% de vacinação para o público de 90 anos e mais. Por isso, hoje começa uma busca ativa para chegarmos a mais 90% de imunização”, garantiu.

 Até às 13h do sábado, foram aplicadas 1.505 doses, sendo 1.490 para 1ª dose e 15 para 2ª dose. No acumulado, 17.750 pessoas já receberam a 1ª dose da vacina e 5.632 tomaram a 2ª dose. A vacinação continua, para moradores com 75 anos e mais, durante a semana em todas as 20 UBSs de Diadema, mediante agendamento prévio. “Além da busca ativa com os agentes comunitários de saúde (ACS) indo até a casa do idoso que ainda não se vacinou, será feito contato por telefone para ampliar essa porcentagem de pessoas imunizadas. O cadastro que foi feito no site da prefeitura e nas Unidades será respeitado e o idoso agendado”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra Rejane Calixto.

 Para garantir que toda essa operação acontecesse simultaneamente nos quatro cantos da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde contou com uma força tarefa de profissionais de vários setores (como Atenção Básica, Vigilância à Saúde, Transporte e equipe técnica e administrativa), assim como de outras secretarias que cederam funcionários e carro para ajudar no transporte de funcionários e de vacinas, como Educação, Serviços e Obras, Cultura, Esporte e Lazer, Defesa Civil e Fundação Florestan Fernandes; da Secretaria de Comunicação com a cobertura da vacinação e materiais impressos de divulgação do Dia D da campanha e empréstimo do carro de som. Por fim, a Guarda Civil Municipal que desde o início da vacinação garante a segurança das doses e, hoje, disponibilizou guardas civis patrimoniais e rondas nas unidades que ficaram abertas.

 Nas redes sociais da Prefeitura, os moradores aprovaram o Dia D. “Hoje levei a minha mãezinha de 75 anos na UBS Eldorado. Tudo bem organizado. Foi rapidinho”, comentou Vivi Souza. “Excelente recepção dos profissionais da saúde. Agradeço o carinho que meu pai hoje foi recebido pela equipe da UBS Jardim Canhema”, escreveu Ivanisa Maria.

 Vacinas

Diadema recebeu na última sexta-feira (12/3), 2.930 doses da vacina Coronavac (Sinovac/Instituto Butantan). Com esse lote, o município contabiliza o recebimento de 30.466 doses, sendo 22.546 Coronavac e 7.920 doses da Covishield (AstraZeneca-Oxford/Biomanguinhos).

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação Prefeitura de Diadema
1
Crédito:Divulgação Prefeitura de Diadema
1
Crédito:Divulgação Prefeitura de Diadema

  • Data: 13/03/2021 04:03
  • Alterado:13/03/2021 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados