Diadema terá Caminhada contra o Câncer de Mama
Evento pretende incentivar o autoexame e dar visibilidade à prevenção da doença
- Data: 21/10/2013 13:10
- Alterado: 21/10/2013 13:10
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
No próximo sábado (26/10), o município será palco da sétima edição da Caminhada “Se Toque Melhor” na Prevenção do Câncer de Mama. O evento conta com o apoio da Prefeitura e é promovido pela Organização Não Governamental (ONG), que leva o mesmo nome da caminhada e desenvolve um trabalho voltado para a mulher submetida à retirada completa da mama, chamada mastectomia.
A concentração será às 8h, na Praça dos Emancipadores, mais conhecida como Redondão, no Jardim Rosinha. De lá, os participantes seguirão até a Praça Lauro Michels, onde estão programadas apresentações musicais da dupla sertaneja Duo Colibri e Emily.
OUTUBRO ROSA
A caminhada faz parte da programação do Outubro Rosa, mês em que são promovidas diversas atividades com o objetivo de alertar para a importância da prevenção, do autoexame e do diagnóstico precoce para cura do câncer de mama.
No dia 19 deste mês, também foi realizada a 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema para discutir e direcionar as ações governamentais e da sociedade voltadas ao público feminino.
CUIDADO
Durante os exames preventivos de saúde a mulher é avaliada quanto à necessidade de realização da mamografia para detecção de câncer de mama e/ou outras alterações.
O exame é agendado diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS) e não há fila de espera para a mamografia. O tempo médio entre a solicitação e a realização do procedimento varia de um a 27 dias. Entre janeiro e agosto de 2013, foram realizadas 7.845 mamografias na rede municipal de Diadema.
Quando a mamografia apresenta alguma alteração, independente de se tratar de câncer ou não, é encaminhada para a especialidade de mastologia no próprio Quarteirão da Saúde. Para o fechamento do diagnóstico conclusivo e/ou tratamento oncológico, a mulher é encaminhada para hospitais de alta complexidade da região.
Serviço:
Praça dos Emancipadores (Redondão)
Avenida São José com Rua Fuminobu Shimizu – Jardim Rosinha.
Praça Lauro Michels
Avenida Antônio Piranga com Rua Amélia Eugênia – Centro.
ONG Se Toque Melhor
Rua Oriente Monti, 28 – 2º andar – Centro.
Tel.: 4053 5240 ou 9 8529 2677.