Diadema reforça alerta sobre importância da vacina contra a febre amarela
Vacina está disponível nas 20 UBSs do município
- Data: 08/02/2023 15:02
- Alterado: 08/02/2023 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, por meio da Vigilância em Saúde, intensifica o cuidado em relação à febre amarela e destaca a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença, que em sua forma grave, pode até levar à morte.
Em Diadema, o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). Segundo a coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, Cristina da Silva Marins, lembra que é fundamental deixar a imunização em dia. “A vacina é gratuita e está disponível nas UBSs para todos que ainda não estão protegidos contra a febre amarela. Vale lembrar que a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e outras arboviroses. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, por isso, é imprescindível garantir a proteção o quanto antes”, alertou Cristina.
A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de imunização. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose para a população de cinco a 59 anos, recomendação que está de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Já as crianças entre nove meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem receber duas doses, sendo a primeira aos nove meses e o reforço aos quatro anos”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.
Carnaval
Quem for viajar no feriado prolongado de carnaval, principalmente para o interior ou áreas de divisa com os estados de Minas Gerais e Paraná, precisa lembrar que a vacina da febre amarela leva cerca de 10 dias para que o corpo tenha hábil de desenvolver anticorpos.
A aplicação é feita a partir de nove meses de idade e a contraindicação é para quem tem alergia grave a ovo.
Dados do Estado
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de São Paulo (SES), a cobertura vacinal contra a febre amarela no estado é de 64%. Em Diadema, mais de 75,69 % da população de Diadema está protegida.
No último dia 27 de janeiro, o estado de São Paulo registrou o primeiro caso confirmado de febre amarela desde 2020. Trata-se de um homem, de 73 anos, morador de zona rural na cidade de Vargem Grande do Sul, divisa com Minas Gerais. Vale ressaltar que municípios mineiros e paranaenses na divisa com o estado de São Paulo estão em alerta para casos da doença.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e do zika vírus.
A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor.
Os principais sintomas da doença são febre alta, cansaço, dores de cabeça e muscular, náuseas e vômitos, além de dor no corpo, olhos, pele amarelada e até sangramento na gengiva e em outras partes do corpo como nariz, estômago e intestino, que podem levar a pessoa à morte.
A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra a doença.
Postos de vacinação
A vacina está disponível nas 20 UBSs, durante todo o período de funcionamento de cada unidade. Confira os endereços abaixo.
Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade pessoal com foto e a caderneta de vacina.
“Temos falado muito sobre a importância de a população tomar as doses da covid-19 corretamente, mas é imprescindível checar as outras vacinas também e verificar se está com a caderneta completa. Quem tiver na dúvida, pode procurar um serviço de saúde para que um profissional de saúde faça a conferência e, se for necessário, já complete a proteção”, alertou Cristina.
Serviço:
Postos de Vacinação de febre amarela em Diadema:
UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.
UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.
UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280 – Casa Grande.
UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.
UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.
UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.
UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar
UBS Maria Tereza. Avenida Sinésio Pereira, 27.
UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.
UBS Nogueira. Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.
UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.
UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.
UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 643 – Vila Paulina.
UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.
UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.
UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real
UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.
UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 817– Jardim Ruyce.
UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.
UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.