Diadema recebe 4 toneladas de bananas via Programa de Aquisição de Alimentos
O alimento será destinado às entidades parceiras do Banco de Alimentos de Diadema e deve beneficiar ao menos 800 famílias da cidade
- Data: 09/03/2021 16:03
- Alterado: 09/03/2021 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Diadema recebe 4 toneladas de bananas via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Crédito:Divulgação/PMD
A Secretaria de Segurança Alimentar, por meio do Programa Banco de Alimentos, recebeu nesta terça-feira (9) 4 toneladas de bananas. A fruta é oriunda do Programa de Aquisição de Alimentos (do governo federal) junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Eldorado-SP (Coopafel).
Os produtos recebidos serão encaminhados às entidades parceiras do Banco de Alimentos, obedecendo a um cronograma pré-definido. As bananas devem beneficiar cerca de 800 famílias de Diadema.
Um detalhe interessante é que a Coopafel é formada apenas por mulheres vindas de comunidades quilombolas, fato que ilustra com precisão a força e a tradição do trabalho feminino no campo.
Para a diretora da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema, Maria José Lima Aragão, a doação evidencia a importância do Banco de Alimentos para a cidade. “Valorizar a produção no campo e ter produtos de qualidade na cidade é um dos propósitos desse programa que, com certeza, fortalece a política de Segurança Alimentar e Nutricional, com vistas a garantir o direito humano à alimentação adequada”, avalia.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. (fonte: Governo Federal).