Diadema realizou campanha educativa por um trânsito mais seguro

Foram realizadas 23 intervenções de educação e conscientização no trânsito em vários pontos da cidade, com apresentações teatrais e distribuição de 23 mil materiais informativos

  • Data: 21/06/2019 16:06
  • Alterado: 21/06/2019 16:06
  • Autor: Keila Macedo
  • Fonte: Secom Diadema
Diadema realizou campanha educativa por um trânsito mais seguro

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Diadema registrou em 2018, 35 acidentes de trânsito com vítimas fatais, sendo 12 por atropelamento na Rodovia dos Imigrantes. Em 2019, até o momento, foram registrados 10 acidentes com óbitos, sendo seis por atropelamentos. A maioria das ocorrências foram registradas nos finais de semana à noite.

Com objetivo de chamar atenção dos motoristas e da população para os altos índices de acidentes no trânsito, a Secretaria de Transportes de Diadema realizou durante o mês de maio, a Campanha Maio Amarelo, no trânsito o sentido é a vida.

“Durante a campanha Maio Amarelo, reforçamos os principais conceitos de cidadania e, principalmente, de proteção à vida. De acordo com o aumento do número de infrações de trânsito, notamos que o comportamento do motorista piorou nos últimos anos. A infração campeã cometida em Diadema é avançar no farol vermelho. Ações de rua educativas continuam sendo realizadas”, comentou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

Foram realizadas 23 intervenções de educação e conscientização no trânsito em vários pontos da cidade, com apresentações teatrais e distribuição de 23 mil materiais informativos. “Os motoristas são bem receptivos com a equipe de teatro durante as ações de rua. Na verdade, eles já têm conhecimento destas informações. Reforçamos que precisa, de fato, agir corretamente no trânsito para que não ocorram mais acidentes”, comentou a produtora cultural, Edna de Castro, responsável pela Cia. Sopa de Comédia.

Quem passou pelos principais corredores e avenidas recebeu uma revista da Turma da Mônica destacando condutas importantes no trânsito, um porta lixo para o carro e um flyer ilustrativo. 100 faixas com mensagens educativas foram exibidas pela cidade. Ainda dentro da Campanha, foram feitas ações nos terminais de ônibus Diadema e Piraporinha e, em parceria com a Yamaha, houve blitz com distribuição de antenas corta-pipa e informações para revisão e manutenção de motocicletas além de orientação para dirigir em condições adversas.

Educação no Trânsito para as crianças

Em parceria com a Secretaria de Educação estão sendo realizadas atividades com os alunos por meio do Programa Cidade na Escola. Uma cidade com blocos de montar foi construída pelas crianças. A mobilidade urbana está sendo discutida de maneira lúdica e os conceitos de travessia segura são trabalhados em sala de aula. Alguns dos temas abordados são o papel da criança como passageiro, respeito às vagas de idosos, deficientes e ciclistas.

Outra atividade para as crianças é a peça teatral Transitando em Alto Mar. Nela, a tripulação de um navio pirata que naufragou chega numa ilha chamada Diadema e terá que aprender com os alunos tudo sobre o trânsito. O espetáculo interage com as crianças e reforça questões importantes para a segurança, como sempre olhar para os dois lados da via, atravessar na faixa, prestar atenção nos semáforos, não conversar com motoristas e nunca colocar braços, mãos ou a cabeça para fora dos veículos. A questão sobre o ato de beber e dirigir também é abordada durante a encenação.

“Eu aprendi que não pode ficar na frente da faixa amarela e que só devemos atravessar na faixa branca da rua”, comentou Daniel dos Santos, de 8 anos, aluno da Emeb Deputado Freitas Nobre.

Nessas ações, a Prefeitura por meio das secretarias de Transportes e Educação buscou alertar a população sobre a importância do respeito aos pedestres, aos ciclistas, ao uso do cinto de segurança e aos limites de velocidade,  promovendo a valorização da vida e da cidadania no trânsito.

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath

  • Data: 21/06/2019 04:06
  • Alterado:21/06/2019 16:06
  • Autor: Keila Macedo
  • Fonte: Secom Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados