Diadema realiza formação para recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde
Objetivo da capacitação é tornar o atendimento cada vez mais humanizado
- Data: 21/07/2022 12:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Objetivo da capacitação é tornar o atendimento cada vez mais humanizado
Crédito:Divulgação
Com o intuito de qualificar cada vez mais os serviços ofertados aos munícipes, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início no dia 13 de julho a rodas de conversas com os trabalhadores para melhorar o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa começou com os/as recepcionistas que atuam na recepção, farmácia, regulação e setores administrativos para sensibilizá-los sobre a importância de ofertar um atendimento ao público que seja mais acolhedor e humanizado.
A capacitação foi adotada pela Coordenação de Atenção Básica e faz parte da política de Educação Permanente ofertada aos profissionais da rede municipal. Nessa primeira etapa da formação, 10 das 20 UBSs vão passar pelo treinamento. São elas: UBSs Parque Reid, Canhema, Eldorado, Centro, Parque Real, Conceição, Piraporinha, Casa Grande, Nações e Serraria.
Para a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, o atendimento ao público envolve uma pluralidade de elementos para intermediar as necessidades do usuário e a estrutura do sistema de saúde. “Quem procura uma unidade de saúde está ali por conta de um sofrimento, de uma necessidade de saúde, por isso, o acolhimento não pode ser realizado de maneira mecânica e despersonalizada. Estamos trabalhando para ter uma Atenção Básica mais acolhedora e humanizada e a recepção é porta de entrada da UBS, então tem que recepcionar os usuários com escuta qualificada, respeito e atenção que a população de Diadema merece”.
Como funciona
Com o tema “O papel da recepção nas Unidades Básicas de Saúde”, a oficina irá promover três encontros em cada uma das 10 UBS selecionadas, com duração de três horas por turno, contemplando duas unidades por dia.
Os encontros seguem até o dia 18 de julho, quando as duas últimas turmas encerram os encontros. Ao final deste processo, cada unidade irá desenvolver um projeto local para qualificação dos processos inerentes à recepção das Unidades Básicas de Saúde, no que se refere à escuta e direcionamento qualificados, fluxos e comunicação assertivos com o objetivo de minimizar possíveis entraves na recepção e aumentar a satisfação do usuário quando este buscar os serviços da Unidade Básica de Saúde para o cuidado integral e longitudinal e, quando necessário, a sua inserção na Rede de Atenção à Saúde do município de Diadema.
Esta iniciativa está sendo realizada com apoio técnico da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e os encontros são conduzidos pela Rejane Ferreira, responsável pela área de Educação Permanente na Atenção Básica
A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, que participou da abertura da capacitação e tem acompanhado pessoalmente as oficinas, explica que essa é uma das prioridades da gestão. “Tem sido gratificante participar deste processo, pois ao estabelecer o diálogo para construir um plano coletivo de cada unidade, conseguimos resgatar e valorizar o protagonismo deste/a trabalhadores(ras) para a co-responsabilização com os usuários na gestão do cuidado”.
UBS Nota 10
A capacitação, assim como outros investimentos na Saúde, faz parte do “Programa UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”, lançado em dezembro de 2021 com a proposta de promover uma reestruturação no sistema municipal de saúde.
De modo geral, o programa prevê 10 pontos para qualificar as UBS e fortalecer a Atenção Básica do município. São eles: equipe médica completa, investimento no sistema de abastecimento de remédios e insumos vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h, revitalização do espaço físico e padronização visual, manutenção preventiva, equipe de higiene e limpeza, entrega de novos uniformes aos funcionários, treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população, rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta.
Em menos de sete meses, o programa já promoveu reforma e revitalização em oito das 20 UBS (UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista, Conceição, Piraporinha e Casa Grande), entretanto, itens que compõe o programa (como monitoramento de segurança, contrato de limpeza, entrega dos uniformes etc), já foram entregues nas 20 UBS e outros estão em andamento (como teleconsulta e totens de senha e pesquisa de satisfação). A meta é que todas as 20 UBS sejam beneficiadas pelo programa até o final de 2022.
A iniciativa faz parte do contrato de gestão estabelecido com a SPDM para gerenciamento, operacionalização e execução das ações em serviços de saúde para a rede assistencial a saúde de Diadema.