Diadema promove 1º Encontro Municipal de Enfrentamento à Esporotricose em setembro
Evento sobre doença que pode afetar animais e humanos é aberto a todos os médicos veterinários que atuam no município. Inscrições para participar já estão abertas
- Data: 30/08/2022 11:08
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Encontro Municipal de Enfrentamento à Esporotricose
Crédito:Dino Santos
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema realiza, no dia 9 de setembro, o 1º Encontro Municipal de Enfrentamento à Esporotricose. O encontro será realizado de forma on-line, das 9h às 12h, e exclusivo para clínicos veterinários que atuam nas redes municipal e privada de Diadema. A capacitação faz parte da comemoração pelo Dia do Médico Veterinário (celebrado no próprio dia 9/9).
Segundo Nanci do Carmo, médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, o objetivo da atividade é promover a atualização sobre a vigilância de zoonoses do município e protocolos atuais de manejo e tratamento à esporotricose. “Com esse encontro esperamos promover a sensibilização sobre a notificação de casos da doença ao CCZ e atualizar os profissionais do município sobre as recomendações em relação ao manejo e tratamento de animais positivos”, explicou Nanci.
Programação
A abertura do evento contará com a presença da secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, e da coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Cristina Marins, que irão falar sobre a Vigilância em Saúde em Diadema.
Na sequência, Dra Nanci do Carmo, coordenadora do CCZ Diadema, explanará sobre “A importância dos médicos veterinários no conceito de Saúde Única no Município”. Também médica veterinária do CCZ Diadema, Dra Livia Aoqui, irá abordar o “Cenário epidemiológico da esporotricose em Diadema nos últimos quatro anos e protocolos de atendimento e tratamento fornecidos pelo CCZ aos munícipes de baixa renda”.
Já a convidada Dra Bianca Moreira (Comissão de enfrentamento a esporotricose em Minas Gerais) fará a apresentação “Atualização em manejo do paciente com esporotricose e protocolos atuais de tratamento”.
Para receber o certificado de participação e garantir vaga no evento, clique aqui ( https://bit.ly/3PYJZr5) para realizar a inscrição prévia, que é gratuita.
Esporotricose
Também conhecida popularmente como doença de jardineiro, já que até o final da década de 1990 era comum ser diagnosticada em jardineiros e agricultores, a esporotricose é um tipo de micose, causada pelo fungo da espécie Sporothrixschenckii, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira, entre outros e que pode afetar animais e humanos.
A manifestação mais característica da doença está ligada ao surgimento de feridas e úlceras na pele e nas mucosas, ou seja, feridas profundas, geralmente com pus.
Além de atingir seres humanos, também acomete várias espécies de animais silvestres e domésticos, principalmente o gato e, menos comum, o cachorro. Saiba mais sobre a doença aqui.
Serviço:
1º Encontro Municipal de Enfrentamento à Esporotricose de Diadema
Quando: 09 de setembro de 2022
Horário: das 9h às 12h
Onde: Plataforma zoom (Link)
Inscrições antecipadas em: https://bit.ly/3PYJZr5
Objetivo: atualização sobre a vigilância de zoonoses do município e protocolos atuais de manejo e tratamento à esporotricose
Informações no telefone: 0800-7710963.