Diadema prevê avançar com reestruturação da Urgência e Emergência em 2023

Compromisso da gestão é de melhor o atendimento à população

  • Data: 19/01/2023 09:01
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema prevê avançar com reestruturação da Urgência e Emergência em 2023

Crédito:Divulgação/PMD

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Se 2022 foi o ano da reestruturação da Atenção Básica em Diadema, com o Programa UBS Nota 10 alcançando 60% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) reformadas, 2023 será marcado pela remodelação da rede de Urgência e Emergência.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a abertura do processo licitatório do novo Hospital, a ser implantado onde hoje está instalado o Paço Municipal, na Rua Almirante Barroso, no Centro, deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2023. “Nossa equipe tem trabalhado arduamente para pensar soluções para o atendimento hospitalar e desenhar um modelo de assistência a médio e longo prazo que dê conta de solucionar antigas reivindicações da população e dos trabalhadores. Já mostramos na Atenção Básica que é possível mudar e é nosso compromisso fazer essa reestruturação”.

Paralelamente à construção do novo HM, a Prefeitura vai erguer o futuro HU (Hospital de Urgência), que ficará também na região central de Diadema, que será a principal porta de entrada para os casos de urgência. Outro passo é a transformação do Pronto-Socorro Central, hoje instalado ao lado do Quarteirão da Saúde, na UPA Centro.

O planejamento também prevê outras três UPAs: no Jardim Paineiras, no Eldorado e no Piraporinha, descentralizando a rede de urgência. Entre os equipamentos dos bairros, a reforma da UPA Paineiras, na região Norte, que será reclassificada para o porte 3 (atualmente é de porte 2). No Eldorado, será construída uma UPA. Outra unidade ficará no Piraporinha, à medida em que o HM atual for desativado. O processo de desativação do HM no Piraporinha será gradual. A partir da abertura de leitos no HU e nas UPAs, haverá redução do atendimento no Hospital Municipal –­ o equipamento foi inaugurado no começo dos anos 1990. Ao final da reorganização, Diadema terá três grandes equipamentos de Saúde ­– HM, HU e Quarteirão da Saúde.

O que a Prefeitura tem feito

Uma dúvida comum da população é o que está sendo feito de melhorias no atual hospital enquanto não tem início a construção do prédio novo.

Preparamos esse Pergunta e Respostas com as principais dúvidas recebidas na Saúde:

Por que a Prefeitura vai fazer outro hospital ao invés de arrumar o HMD do Piraporinha?

O prédio onde está localizado o Hospital Municipal hoje pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e data de 1967. Por não ter a titularidade do imóvel, o município não consegue recursos para reforma estrutural, o que beneficiaria a população atendida e os profissionais que trabalham no equipamento. Além disto, estudos técnicos sobre as condições da estrutura do Hospital Municipal mostraram que por ser um prédio antigo e desgastado, ele não comportariauma ampliação para aumentar os atendimentos que Diadema precisa. Portanto, a melhor via foi o projeto de construção do novo Hospital Municipal.

O que a Prefeitura tem feito para cuidar da estrutura atual?

A manutenção do Hospital Municipal trabalha diariamente para melhorar as condições da unidade hospitalar. A equipe é responsável por todos os reparos na estrutura predial realizando serviços de hidráulica, elétrica, pintura, reformas estruturais e serviços gerais. Sua equipe é formada por eletricistas, encanador, pintor, pedreiro, serralheiro, eletrotécnico, agente administrativo, agente de serviços gerais, frente de trabalho e Coordenador do setor. Realiza, em média, 140 atendimentos por mês, sendo hidráulica e elétrica as maiores demandas.

Que reformas que já foram feitas?

Existe um cronograma que busca levar melhorias estruturais e estéticas para os andares, conforme as possibilidades de atendimento e prioridade.

Para definir o cronograma, a equipe também precisa levar em consideração o impacto no atendimento, já que esse é o único hospital de porta aberta do município.

Veja o que já foi feito e o que está em andamento:

Já finalizadas:

  • Telhado do necrotério
  • Canaleta do telhado da sala vermelha
  • Telhado do 10º andar
  • 3º andar sala de prescrição
  • Troca do telhado no anexo do 3º andar
  • 2º andar – Centro Cirúrgico: revitalização de todo setor
  • Estacionamento
  • Térreo: reparo nos pisos

Em andamento:

  • Reforma do Pronto Socorro
  • Escadaria do térreo para o 1º andar
  • Térreo – Grades azuis frente do Hospital Saúde já comprou algum equipamento novo?

Sim, desde o início da gestão o HMD tem recebido atenção. A unidade recebeu um novo Tomógrafo Computadorizado doado pelo governo japonês. Em 09 de junho do ano passado, por exemplo, teve início o atendimento 24 horas do tomógrafo para os pacientes do hospital e as emergências do município. O hospital também recebeu um novo aparelho de Ultrassom.

Essa semana, a unidade recebeu uma nova cadeira de rodas de contrapartida de estágio. Em breve, a unidade vai receber 20 carros maca hospitalar que vão ficar no Pronto Socorro do HMD.

Vocês usam algum recurso tecnológico para reduzir a lotação da unidade?

Desde abril do ano passado, a gestão concentrou esforços na implantação do método KANBAN, que tem sido utilizado no HMD juntamente com o processo de Gerenciamento de leitos. O sistema é uma ferramenta que ajuda na gestão da superlotação, impactando fortemente sobre a gestão clínica e a qualidade assistencial. Além disso, ajuda a impactar na redução de custos e de limites de permanência para cada procedimento realizado nos pacientes. Atualmente as seguintes clínicas/áreas tem o processo de KANBAN sendo realizadas: Clínica Médica de longa permanência (26 leitos) e UTIs (30 leitos).

Como posso fazer para ajudar a melhorar o atendimento?

O Hospital Municipal de Diadema tem funcionários dedicados, que se preocupam em ofertar um atendimento humanizado e acolhedor. Muitos funcionários estão há anos atuando no local por amor ao que fazem. Infelizmente, como em todo lugar, podem haver algumas exceções. Caso seja mal atendido, procure a Ouvidoria do Hospital e faça uma denúncia ou reclamação. Assim a gestão consegue identificar onde os problemas estão e você ajuda a melhorar o atendimento.

Mas o que é feito com as Ouvidorias? Servem para alguma coisa?

Sim. Todas as ouvidorias registradas são analisadas pela gestão. De janeiro a outubro de 2022, por exemplo foram registradas 281 ouvidorias, o que corresponde a 0,21% dos atendimentos no mesmo período (133.917 atendimentos).

Para esse ano, a gestão deverá implantar ainda um Formulário para Pesquisa de Satisfação do Usuário Internado e do Usuário no Pronto Socorro com o objetivo de colher informações dos usuários sobre o que pode ser melhorado na unidade.

Sobre o HMD

O Hospital Municipal de Diadema tem seu pronto socorro que é um serviço de porta-aberta para o atendimento em Ortopedia, Saúde Mental/Psiquiatria, Cirurgia Geral e Ginecologia-obstetrícia; além de casos referenciados considerados mais graves.

O hospital presta serviços médico-hospitalares, sendo um hospital geral de grande porte para os usuários do SUS do município de Diadema, com seus mais de 430 mil habitantes. Além disso, possui maternidade e berçário para partos de médio e alto risco, e também faz parte da Rede de Urgência e Emergência, sendo referência para o SAMU de Diadema e para as Unidades de Pronto Atendimento do município.

O HMD é referência para os casos clínicos e cirúrgicos de urgência, maternidade com leito de UTI neonatal, além de possuir leitos de cuidado em saúde mental e UTI adulto também.

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  • Data: 19/01/2023 09:01
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