Diadema libera aplicação da dose de reforço contra a covid-19 para maiores de 18 anos
Será necessário apresentar o documento pessoal com foto, CPF, cartão de vacinação inicial (cor verde) e um comprovante de endereço
- Data: 17/11/2021 17:11
- Alterado: 17/11/2021 17:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), liberou a aplicação das doses de reforço (D3), a partir desta quinta-feira (18/11), para as pessoas acima de 18 anos que receberam, em junho, a segunda dose (D2) dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.
A medida segue a nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI), de acordo com a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).
“A redução do intervalo para cinco meses após a segunda dose foi possível pois o município recebeu agora a tarde uma nova grade de vacinas para aplicação da D3 na população elegível. Com isso, vamos avançar ainda mais com a imunização na cidade”, explicou Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde.
Para ser imunizado, será necessário apresentar o documento pessoal com foto, CPF, cartão de vacinação inicial (cor verde) e um comprovante de endereço. Os professores precisam apresentar documento que comprove o vínculo empregatício na rede de ensino de Diadema (crachá ou holerite – impresso ou virtual).
Diadema adotou para as doses adicionais imunizante divergente (diferente) daquele usado na D1 e D2, na tentativa de promover uma melhor resposta imunológica, conforme resultado apresentado em estudos científicos sobre a efetividade das vacinas.
Quem pode se vacinar
A cidade segue aplicando a primeira e segunda doses para os maiores de 18 anos e para os adolescentes de 12 a 17 anos. A aplicação da segunda dose está com intervalo de 21 dias para a Pfizer, oito semanas (ou 56 dias) para a AstraZeneca e 28 dias para a Coronavac.
A partir de amanhã, a terceira dose (D3) ou dose de reforço estará disponível para as pessoas acima de 18 anos, profissionais da saúde e profissionais da educação que foram imunizados há mais de cinco meses; pessoas com alto grau de imunossupressão, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos 4 semanas (28 dias); viajantes com esquema vacinal completo com duas doses da vacina Coronavac/Butantan, e tenham viagem marcada para países cujos órgãos regulatórios não incluíram este imunizante na sua lista de vacinas autorizadas, poderão receber uma terceira dose (D3) de outro imunizante aceito pelo país de destino (o intervalo mínimo entre a D2 de Coronavac e a D3 do outro imunizante será de 28 dias).
Até terça-feira (16), foram aplicadas 637.262 doses de vacinas da covid-19 em Diadema, sendo 334.102 primeiras doses (D1), 273.078 segundas doses (D2), 19.843 terceiras doses (D3) e 10.239 doses únicas (DU).
Confira a lista completa dos 21 postos de vacinação de Diadema.