Diadema já aplicou mais de 97 mil doses de vacina contra influenza
Campanha de vacinação contra gripe segue até o dia 31 de agosto; doses continuam disponíveis nas 20 Unidades Básicas de Saúde do município sem necessidade de agendamento
- Data: 15/08/2023 16:08
- Alterado: 15/08/2023 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:André Baldini
A partir da intensificação das ações de vacinação contra a influenza, como aplicação de vacinas nas empresas e em outros pontos descentralizados da cidade, como nas escolas, Diadema chegou ao número de 97.700 doses aplicadas.
Apesar do aumento da procura nos últimos dias, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue vigilante e pensando em novas estratégias para ampliar a cobertura. Por isso, nessa semana, dá início às ações do “Vacina no Bairro”, com oferta do imunizante em núcleo habitacional e em praças públicas.
É importante lembrar que a Campanha foi prorrogada até o dia 31 de agosto e as doses seguem disponíveis nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.
Todas as pessoas acima de seis meses de idade que ainda não se vacinaram devem procurar sua UBS o quanto antes para garantir a proteção, principalmente aquelas que integram os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários devido ao maior risco de adoecimento, como idosos, crianças e profissionais da saúde, entre outros.
Para gestantes, a vacina não apresenta qualquer risco diferente do que para o resto da população e, além dos benefícios para a mulher, estudos apontam que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas. O imunizante pode ser aplicado em qualquer momento da gestação e para mulheres em puerpério, que é o período de 45 dias após o parto.
Grupos específicos
O público-alvo inicial da Campanha de Vacinação contra Influenza anualmente é composto por idosos com mais de 60 anos de idade, crianças entre seis meses e 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, profissionais da saúde e professores, entre outros.
Dentre o público elegível, Diadema destaca os idosos como o público que mais buscou a imunização até o momento. Segundo dados do Programa Estadual de Imunização, nessa faixa etária, Diadema alcançou 53% de cobertura. Os trabalhadores da saúde vêm em segundo lugar, com 42,7% de cobertura vacinal.
Para receber o imunizante é necessário comparecer à UBS de referência (Confira os endereços aqui), apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade.
Vacinação nas empresas
Desde julho, a SMS Diadema tem ido às empresas do município para aplicar os imunizantes nos trabalhadores durante o horário de expediente. A iniciativa faz parte da intensificação da busca ativa realizada pelas unidades de saúde.
Nesta terça-feira (15), foi a vez da equipe da UBS Vila Nogueira ir até a empresa Grand Pack. Com cerca de 280 funcionários e colaboradores, a empresa foi uma das primeiras a entrar em contato com a Vigilância em Saúde de Diadema para solicitar o agendamento. Ao receber as duas doses (bivalente e influenza), o diretor de qualidade da Grand Pack, Breno Amparo, ressaltou “Viva o SUS”. Ele lembra ainda que os movimentos anti-vacina ao redor do mundo vão e voltam e, quando a empresa traz a vacina para perto dos funcionários, faz uma parceria de mediação e as pessoas acabam se engajando mais para tomar a vacina. “Acho fenomenal, porque a gente tem que olhar o SUS como uma prerrogativa muito especial do Brasil. A empresa faz parte da sociedade e contribuir com a saúde pública e com a vacinação agrega muito valor”, afirmou. “Fico feliz que a Prefeitura tenha a disponibilidade de fazer esse mecanismo, é chegar aonde ela não chegaria pelos meios convencionais”, completou.
O funcionário José Hamilton Fontes Ferreira atualizou seu esquema vacinal e considera fundamental a empresa abrir as portas para os profissionais da saúde. “É muito importante, é uma facilidade para quem está trabalhando todo o dia. Não pode perder”, garantiu.
Empresas do município que queiram aderir ao movimento de vacinação nas suas instalações podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde para verificar a possibilidade da oferta de vacinação dentro da própria companhia. Saiba mais clicando aqui.