Diadema inaugura clínica veterinária para animais silvestres resgatados
Só neste ano, a Prefeitura resgatou mais de 120 animais, inclusive bicho-preguiça
- Data: 27/06/2023 19:06
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação/PMD
Para marcar o mês de junho, que é especialmente dedicado à causa ambiental, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS), inaugurou nesta terça-feira, 27/6, o Complexo de Bem-Estar Animal Silvestre com uma clínica veterinária e mais quatro viveiros projetados para abrigar diferentes espécies de animais silvestres. Durante o mesmo ato foi reaberto o Borboletário Municipal que ganhou melhorias e ampliação da sala de laboratório e criação.
Só neste ano, entre janeiro e maio, técnicos da SMAS realizaram mais de 120 resgates de animais silvestres, sendo mais de 80% de saruês (popularmente chamados de gambás). A lista inclui ainda aves, serpentes e aranhas e até um bicho-preguiça. Aliás, durante a cerimônia de inauguração foram apresentados ao público os três últimos bichos resgatados: aranha, jabuti e gambá.
Agora, com o novo Complexo, todos os animais silvestres resgatados vão passar por avaliação médica veterinária inicial. Depois disso os bichos podem ser abrigados e ficarem em observação para posterior reintrodução/soltura na natureza ou encaminhados para órgãos competentes.
Segundo o biólogo Sandro Santana, responsável técnico do Borboletário, esse grande número de ocorrências de resgate de animais silvestres tem uma explicação científica. “A localização geográfica de Diadema, que faz divisa com o Parque do Estado, na região norte, e com o Manancial Billings, ao sul, explica o grande número de animais resgatados todos os anos. A partir de agora, quando a população nos procurar, vamos poder oferecer um atendimento mais técnico e eficiente e com retaguarda da nossa própria equipe veterinária”, explicou o biólogo.
O projeto do Complexo de Bem-Estar Animal Silvestre de Diadema é inspirado no modelo pioneiro e exitoso da Prefeitura de Ribeirão Pires, no Grande ABC, que é referência estadual nessa questão. Aliás, os integrantes daquela equipe técnica também estiveram presentes à inauguração e se colocaram, mais uma vez, à disposição dos novos profissionais de Diadema (médica veterinária e sua equipe de estagiários) para treinamento e capacitação naquele município.
A cerimônia aconteceu no Jardim Botânico e reuniu o prefeito José de Filippi Júnior e o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, além de outros representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, entidades e empresas parceiras. Aproveitando a deliciosa manhã de sol, diversas turmas de crianças da Escola Municipal Carolina Maria de Jesus visitaram o Borboletário, o Meliponário e outros espaços educativos do local.
“Embora não seja da competência municipal o cuidado com esses animais silvestres, nossa Prefeitura tem compromisso com o meio ambiente, o bem-estar animal e a proteção da fauna e da flora nativas”, declarou o prefeito Filippi. “Essas ações ambientais são ‘plantios’ necessários e inteligentes para que nossas crianças possam colher seus frutos e tornar a cidade cada vez melhor”, completou Filippi.
De acordo com o secretário Vaguinho, o investimento no Complexo somou cerca de R$ 130 mil, proveniente de compensações ambientais. O evento de inauguração do Complexo também marcou o lançamento oficial do Programa de Acolhimento, Resgate e Conservação de Animais Silvestres.
A solenidade de entrega também contou com a presença da vice-prefeita Patty Ferreira e dos secretários municipais Deivid Couto (Governo e Cultura), Zé Antônio (Saúde), Gel Antônio (Segurança Alimentar) e Rubens Martins (IPRED); do comandante Mendes (GCM); dos vereadores Pastor João Gomes, Jerry Bolsas, Neno, Lilian Cabrera, Edval da Farmácia e Zé do Bloco.
Representantes das empresas Sanko Espumas e Projecto, parceiras da pasta do Meio Ambiente, também prestigiaram a inauguração.