Diadema implanta Programa Saúde em Movimento
Ação visa padronizar o fluxo e melhorar a qualidade do atendimento nas UBSs
- Data: 11/09/2013 12:09
- Alterado: 11/09/2013 12:09
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
Em setembro, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) recebem o Programa Saúde em Movimento. São elas: Casa Grande, Nogueira e Promissão. Durante um mês, representantes de serviços da Secretaria de Saúde se reúnem com funcionários das UBSs para explicar o programa e construir um padrão de atendimento para toda a rede municipal.
Nesta terça-feira (10/9), foi a vez dos agentes comunitários de saúde (ACS) da UBS Casa Grande se encontrarem com profissionais da Atenção Básica, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Na pauta da reunião, foram abordados temas como acolhimento, rotina de trabalho, prevenção a dengue, doenças ocupacionais e a importância do agente comunitário para identificar situações de risco para algumas enfermidades, além de estarem em contato direto com os moradores atendidos pelo equipamento.
Para a agente comunitária Maria Elisete Caetano dos Anjos, o evento foi proveitoso. “É importante ter esse momento para conversar com os profissionais. Pois embora a informação seja a mesma (do ponto de vista técnico), nós recebemos de uma forma diferente”, ressaltou.
Para o gerente da unidade, Jadiel da Conceição, esse é um movimento de divulgação das ações e de uma proposta de trabalho com fluxos específicos. “É importante a Secretaria de Saúde estar junto dando um norte e interagindo com a UBS para melhorar a saúde na cidade”, explicou.
COMO FUNCIONA
O programa funciona com dois eixos. O eixo resolutivo, com ações de curto prazo, em que a Secretaria de Saúde realiza reuniões com os profissionais da UBS e a população do entorno para traçar um diagnóstico e padronizar o atendimento. Também são executadas algumas ações de melhorias nos prédios.
No eixo propositivo, com ações de médio e longo prazo, serão implantadas ações para melhorar a qualidade de vida da população local caracterizadas como cinco sementes. São elas: Vida, Conhecimento, Arte, Saúde e Meio Ambiente e Cidadania e Cultura de Paz. O objetivo é trabalhar o autocuidado e a corresponsabilidade do paciente no tratamento, prevenção às doenças e promoção à saúde.
O programa Saúde em Movimento teve início em fevereiro deste ano. A previsão para término desta primeira etapa de reuniões com as unidades será finalizada em outubro.
EQUIPE
Para realizar o atendimento, a UBS Casa Grande conta com cinco equipes do Programa Saúde da Família e 89 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, ACS, administrativos, entre outros.