Diadema homenageia o emancipador Amaury Carvalho
‘Seu’ Amaury chegou a Diadema com quatro anos de idade, em 1931
- Data: 29/09/2022 19:09
- Alterado: 29/09/2022 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Mauro Pedroso / PMD
Nesta semana em que completou cem anos de idade, Amaury Martins de Carvalho foi homenageado pela Câmara de Diadema com a placa de Honra ao Mérito pelo reconhecimento de seu trabalho para o desenvolvimento da cidade.
‘Seu’ Amaury chegou a Diadema com quatro anos de idade, em 1931, e aqui fez um pouco de tudo. Tomou conta de barcos e veleiros na represa, trabalhou como motorista de caminhão, foi vereador e teve participação ativa no movimento de emancipação da cidade, que até então era um distrito de São Bernardo.
Na plateia, além de familiares e amigos, estava outras pessoas que participaram da luta pela autonomia política e administrativa de Diadema, conquistada em 1958.
“Lutamos para Diadema se libertar e ter vida própria, pois ela tinha tudo para crescer, como realmente cresceu”, disse. Ele comentou que depois de conquistada a emancipação houve um processo de desenvolvimento natural para uma cidade nova e promissora. “Todo mundo correu para viver aqui”, afirmou .
Depois de receber a placa, ‘Seu’ Amaury ocupou a Tribuna Livre para dizer que estava muito honrado com a homenagem, se emocionou, foi às lágrimas e se colocou à disposição dos vereadores. “Se precisar de alguma coisa que estiver ao meu alcance pode contar comigo”, concluiu.