Diadema estimula confecção de máscaras caseiras por microempreendedoras
Parceria com empresas e costureiras da cidade ajuda na força tarefa para proteger a população da Covid-19
- Data: 15/04/2020 16:04
- Alterado: 15/04/2020 16:04
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Fundo Social de Diadema estimula confecção de máscaras caseiras por microempreendedoras
Crédito:Leonardo Tezoto/Prensas Schuler
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema, em conjunto com empresas da cidade e moradores, estimula a confecção de máscaras de pano e cirúrgicas por microempreendedoras. O item é recomendado pelo Ministério da Saúde como barreira de propagação da covid-19 e dever ser utilizado pela população quando é preciso sair de casa, permitindo que as máscaras cirúrgicas atendam prioritariamente profissionais de saúde durante o período de trabalho.
A idéia inicial é fornecer para locais de acolhimentos, motoristas, agentes comunitários de saúde e população. A produção varia de acordo com a capacidade de profissionais e a disponibilidade de material. Com um rolo de tecido TNT é possível fazer 400 máscaras.
Desde 3 de abril, os dois postos de Drive Thru Solidário da cidade recebem doações de tecidos, máscaras, alimentos e itens de limpeza e higiene. “Demos início à produção a partir dessas doações e de empresas como Prensas Schuler e HJ Têxtil. Realizamos também parceria com algumas instituições, como o Instituto de Ação Social Enéas Tognini e serviços municipais que possam abrigar oficinas para a confecção de máscaras e aventais”, explicou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Caroline Rocha.
A fábrica Prensas Schuler cedeu espaço para montagem de uma Oficina Solidária de Costura, bem como se responsabilizou pelo método de produção e aquisição de insumos para máscaras cirúrgicas. As quatro máquinas utilizadas foram cedidas pelo Fundo Social e as costureiras são ex-alunas do FSS. A produção atenderá a demanda interna da empresa, já que ela adotou o uso obrigatório dentro da fábrica, e o excedente será doado para serviços de saúde da rede municipal. Para o presidente da instituição, Paulo Guzzo Tonicelli, a empresa exerce seu papel com geração de empregos e valor, além do apoio à educação, saúde e projetos sociais. “Neste momento tão difícil de pandemia, queremos continuar a fazer nossa parte, estimulando o voluntariado de nossos colaboradores, cuidando da saúde deles e também da nossa comunidade em Diadema”, afirmou.
Além disso, nesta semana, o Fundo Social enviou ofício para instituições financeiras que financiam projetos de empreendedorismo para montagem de mais centros de produção de máscaras. “Também estamos tentando outros locais para produção de mais máscaras e aventais. Assim é possível produzir os insumos e gerar renda para as costureiras”, ressalta Caroline Rocha.
Doações
Além de tecidos para confecção de máscaras caseiras, é possível doar alimentos e itens de limpeza e higiene nos dois postos do Drive Thru Solidário. População e empresas que fabricam insumos para confecção das peças como linhas para máquinas de costura reta e/ou overloque e elástico também podem fazer sua doação no Drive Thru.
Serviço:
Pontos de arrecadação / Drive Thru Solidário
De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Posto 1. Prefeitura de Diadema
Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.
Posto 2. Fundação Florestan Fernandes
Rua Manoel da Nóbrega, 1149 – Centro.