Diadema estimula aleitamento materno durante Agosto Dourado
Programação será online e integra a Semana Mundial de Aleitamento
- Data: 27/07/2020 11:07
- Alterado: 27/07/2020 11:07
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Crédito:Adriana Horvath
Com objetivo de destacar a relação entre amamentação e a saúde do planeta a Prefeitura de Diadema realiza no dia 3 de agosto, a partir das 13h, a abertura oficial da Semana Mundial do Aleitamento Materno e VI Agosto Dourado. Em função da pandemia de Covid-19, as atividades serão on-line pelo YouToube oficial da PMD e voltadas para os profissionais de saúde e população em geral.
A Secretaria de Saúde elaborou uma programação para incentivar, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Durante o mês de agosto, serão realizadas palestras enfatizando qual a relação com o trabalho do profissional da saúde; aleitamento materno da criança prematura; gravidez na adolescência e o aleitamento materno; introdução alimentar para bebês; entre outras. A programação completa está abaixo e também no site www.diadema.sp.gov.br.
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê e os benefícios que traz para a sociedade e para o país. A SMAM também contribui para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhoria da saúde da população infantil e materna. Atualmente as taxas de aleitamento materno exclusivo no Brasil estão em torno de 40%.
“Nosso objetivo é colocar em evidência a importância do aleitamento materno. A amamentação contribui positivamente para a saúde do planeta de várias maneiras. É uma prática sustentável, ecológica e boa para saúde humana. O leite materno não tem contra indicação e ajuda a criança a reforçar as suas defesas naturais, ainda mais em meio a uma pandemia”, explica Claudia dos Reis Lisboa Novaes, nutricionista e apoiadora na Atenção Básica.
O aleitamento materno é considerado o padrão ouro de alimentação, para as crianças de 0 a dois anos e, por isso, a cor dourada nas comemorações.
“É fundamental incentivar o aleitamento materno. Diadema está engajada nesta causa e toda a nossa rede de saúde vem realizando um trabalho brilhante visando a saúde e bem estar das mães e dos bebês”, comentou o prefeito Lauro Michels.
Campanha Internacional
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for BreastfeedingAction (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Criada em 1991 como um órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a WABA é uma organização não governamental constituída por uma rede mundial de indivíduos e organizações empenhadas na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como um direito de mães e crianças, independente de raça, credo ou nacionalidade.
Serviço
Programação
Assista : https://www.youtube.com/channel/UC-eSJ0Mrh-Ur3JyzTTwohOQ
03.08 – 13h – Abertura da SMAM e VI Agosto Dourado de Diadema
Dr. Claudio Luis Sartori – Secretário de Saúde
Dr. Flavius Augusto Albieri – Secretário de Saúde Adjunto e Coordenador da Rede Cegonha
Caroline Rocha – Secretaria da Assistência Social e Cidadania
A temática da SMAM 2020. Qual a relação com o trabalho do profissional de saúde? – Dra. Roberta Ricardes Pires – Área Técnica da Saúde da Criança – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – Discutindo a temática da SMAM 2020
04.08 – – 10 h – Aleitamento Materno da Criança Prematura
Dra Adriana Gonçalves –Coordenadora da Neonatologia do Hospital Municipal de Diadema e membro do Comitê de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil de Diadema.
Cida Rivas – Enfermeira do Centro Obstétrico do Hospital Municipal de Diadema
05.08 – –14 h – Gravidez na adolescência e Aleitamento Materno
Dra Mônica Guarnieri Machado – Coordenadora do Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema
06.08 – – 10 h – Aconselhamento e Aleitamento Materno –
Marcia Ortigosa Perez Ribas – Cirurgiã dentista na UBS Piraporinha e Claudia dos Reis L. Novaes–Nutricionista e Apoiadora da Coordenação de Atenção Básica
06.08 – – 14 h – Manejo do Aleitamento Materno
Kelly Cristiane Rodrigues Bonadia – Enfermeira da UBS Centro
Shirley Félix Cezário de Melo – Enfermeira da UBS Canhema
07.08 – – 14 h – Introdução alimentar para bebês
Juliana de Almeida – nutricionista da UBS Eldorado e UBS Vila Paulina
Jaqueline de Sousa – nutricionista UBS Paineiras e UBS Maria Teresa
10.08 -– 14 h – Aleitamento materno em tempos de pandemia
Dra. Silvana Duarte Pessoa Araújo–Infecto Pediatra –Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema
11. 08 – – 10 h – Conhecendo mais sobre a NBCAL e a Proteção ao Aleitamento Materno
Dra Tatiana Almeida Mennucci – Médica Veterinária da Equipe Técnica de Alimentos da Vigilância Sanitária de Diadema
12.08 – -14 h – Conhecendo mais sobre a NBCAL e a Proteção ao Aleitamento Materno – VISA
Dra Tatiana Almeida Mennucci – Médica Veterinária da Equipe Técnica de Alimentos da Vigilância Sanitária de Diadema
13.08 – – 10 h – Entendendo mais sobre manejo de aleitamento materno e doação de leite materno
Dra. Nerli Pascoal Andreassa – Coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário de São Bernardo do Campo
13.08 – – 14 h – A Epigenética no Aleitamento Materno –
Dra. Fabíola Suano –Professora Faculdade de Medicina do ABC
14.08 – às – Fortalecendo o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde na abordagem dos Direitos Sexuais , Reprodutivos e na Amamentação.
Ana Letycia Maffra Ottoni – Sanitarista e membro da ONG Mães na Roda
Dia 03 e 28/08 – Projeção especial em local de grande circulação de veículos.