Diadema está pronta para a volta às aulas
Kits de material escolar começam a ser entregues na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, durante as reuniões com as famílias
- Data: 01/02/2023 14:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Kits de material escolar começam a ser entregues na próxima sexta-feira
Crédito:Lucas Barbosa
A rede municipal de Educação de Diadema está pronta para a volta às aulas. A Secretaria de Educação começou nos últimos dias o processo de envio dos kits de material escolar para todas as escolas, diretas e conveniadas. Serão beneficiados cerca de 31 mil alunos. A entrega dos materiais tem início nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, durante as reuniões com as famílias. As aulas serão retomadas no dia 6 de fevereiro.
A reunião será um momento importante para o início do ano letivo, seguindo o planejamento de volta às aulas. A entrega ocorrerá de acordo com as necessidades de cada etapa de ensino dos estudantes, desde as creches, educação infantil, ensino fundamental até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram investidos R$ 7 milhões na aquisição dos materiais.
Os kits são adequados de acordo com a série e a faixa etária do estudante. Os materiais da educação infantil e creche contêm cadernos, lápis preto, caixa de lápis de cor, borrachas, apontadores, caixa de canetinhas, tubo de cola, tesoura, caixa de tinta guache, caixa de tinta para pintura a dedo, estojo e pasta plástica. Para o ensino fundamental, o kit inclui cadernos brochura, lápis preto, caixa de canetinhas, borrachas, apontadores, caixa de tinta guache, tesoura, régua 30cm, caixa com massa de modelar, estojo, pasta plástica e caixa de giz de cera com 12 cores. Já para os estudantes da EJA serão entregues cadernos, lápis preto, caixa de canetinha, borrachas, apontadores, caixa de tinta de guache, tubo de cola, tesoura, régua 30cm, canetas esferográfica, estojo, pasta plástica e caixa de giz de cera com 12 cores.
A aquisição de kits de material escolar visa assegurar o direito dos estudantes à itens de qualidade, de acordo com cada etapa da sua formação. O objetivo é garantir aos estudantes melhores condições de desenvolvimento de aprendizagem para iniciar o ano de 2023 com todo material necessário, como explica a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. “Estamos assegurando o direito dos estudantes a um kit de material escolar de qualidade, para que o processo educativo ocorra com as melhores ferramentas, favorecendo o pleno desenvolvimento das crianças, jovens, adultos e idosos da nossa rede”, afirmou.
Lugar de criança é na escola
Com objetivo de combater a baixa frequência escolar, a Secretaria de Educação de Diadema está intensificando os esforços para que os estudantes não faltem às aulas. Além de prejudicar de forma importante o trabalho pedagógico desenvolvido na escola, as faltas contribuem para problemas de convivência, de socialização, de vínculo com a unidade escolar e com a equipe, e algumas vezes, até mascaram situações de violência. Com o mote “Lugar de criança é na escola”, a campanha será permanente e vai envolver não apenas a Secretaria de Educação, mas também equipamentos como CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializado em Assistência Social) e Caps Infantil (Centro de Atenção Psicossocial).
O trabalho será no sentido de valorização da escola como lugar de pertencimento, convivência, valorizando as aprendizagens e estimulando a frequência escolar regular de seus estudantes. Essas ações são realizadas em articulação com família, escola e comunidade, garantindo a qualidade de ensino que lhes são de direito.