Diadema entrega roupas e cobertores para pessoas em situação de rua

Conforme previsão do tempo, o final de semana será de muito frio com temperatura mínima de 6º graus em Diadema. O inverno começou oficialmente no dia 21/6 e a Secretaria de Defesa Social, preocupada com as pessoas em vulnerabilidade social, entregou nesta tarde, 5/7, 30 cobertores e 200 peças de roupas para o Centro POP. […]

  • Data: 05/07/2019 16:07
  • Alterado: 05/07/2019 16:07
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema entrega roupas e cobertores para pessoas em situação de rua

Defesa Civil de Diadema entrega roupas e cobertores para pessoas em situação de rua

Crédito:Lucas Montagnini

Você está em:

Conforme previsão do tempo, o final de semana será de muito frio com temperatura mínima de 6º graus em Diadema. O inverno começou oficialmente no dia 21/6 e a Secretaria de Defesa Social, preocupada com as pessoas em vulnerabilidade social, entregou nesta tarde, 5/7, 30 cobertores e 200 peças de roupas para o Centro POP.

O Centro POP é um espaço de referência para convívio grupal, social e para desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito para a população em situação de rua de Diadema.

“Diariamente o Centro atende as pessoas em situação de rua. Aqui elas passam o dia, tomam café, utilizam o banheiro e participam de atividades recreativas. A doação de cobertores e roupas é muito bem vinda. Diria que é essencial para realizarmos os atendimentos”, comentou a educadora social, Evanilde Benavides.

O Centro POP garante o acesso da população em situação de rua à higiene pessoal por meio de disponibilização de banheiros individualizados com chuveiros que se encontram em seu espaço e encaminha para permanência em uma das instituições de acolhimento do município. Oferece também atendimento social para assegurar acompanhamento especializado com o objetivo de resgatar, fortalecer ou construir vínculos interpessoais e/ou familiares. O Centro POP auxilia, ainda, na construção de projetos e trajetórias de vida que resultam em um processo gradativo de saída de rua, articulando com outros serviços existentes na cidade.

“Com este frio, só um cobertor para aquecer. O que seria da gente se não fosse o Centro POP. Somos seres humanos e estamos nesta condição, infelizmente. Eu vim de Carapicuíba e agradeço o acolhimento. Aqui ganhei uma família”, comentou o morador em situação de rua, Lucio Augusto dos Santos, de 40 anos.

A doação de roupas é resultado da Campanha do Agasalho realizada pela Defesa Civil durante o mês de junho. “Hoje, entregamos quatro sacos de roupa, além dos 30 cobertores. A Defesa Civil está à disposição. O trabalho realizado no Centro POP é brilhante. Aqui exercemos a solidariedade diariamente”, comentou o agente da Defesa Civil, David Barbosa da Silva (Deva).

Outra ação que está acontecendo voltada para este público é a operação inverno da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que consiste na utilização de protocolo intersetorial para evitar possíveis agravos nesta época do ano. Este é o terceiro ano que a SASC, em parceria com as secretarias de Saúde e Defesa Social, promove esta ação.

Durante o período de inverno, de 21/06 a 21/09, as organizações parceiras da SASC (ONG MAI e Transitória Casa do Caminho), que ofertam ao todo 70 vagas em acolhimento noturno, informam diariamente ao Hospital Municipal, Pronto Socorro do Quarteirão da Saúde e SAMU a disponibilidade.

No inverno, muitas pessoas costumam acionar o SAMU no período noturno ao ver uma pessoa em situação de rua exposta ao frio extremo. Quando acionado, o SAMU se desloca até o local para avaliação e possível remoção para uma unidade hospitalar. Após avaliação clínica, e não havendo questões de saúde que justifiquem a permanência no hospital, o Setor de Transporte Ambulatorial é acionado e realiza a remoção para a unidade de acolhimento.

Pessoas em situação de rua que apresentam questões de saúde mental, ou com doenças infectocontagiosas, ou ainda que estiverem sob efeito de drogas, após avaliação do equipamento de saúde, são encaminhadas para atendimento no Centro POP na manhã seguinte ao atendimento na unidade de saúde.

Centro POP

Av. Alda, 465 – Centro – Diadema/SP

Horário de Atendimento: das 08h às 17h

Telefone: 4053-5267

Compartilhar:
1
Crédito:Lucas Montagnini
1
Crédito:Lucas Montagnini Defesa Civil de Diadema entrega roupas e cobertores para pessoas em situação de rua

  • Data: 05/07/2019 04:07
  • Alterado:05/07/2019 16:07
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados