Diadema conclui mais uma formação do “Melhor Peso Agora”
Ministrado pelo PEAND, o curso é gratuito e voltado para moradores da cidade. Ele ensina a perder peso e como ter saúde de qualidade
- Data: 26/10/2023 22:10
- Alterado: 26/10/2023 22:10
- Autor: Iara Santos Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Pedro Roque/PMD
Com a entrega de plano alimentar individual para cada participantes, a Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema encerrou ontem (25/10), no CRESAND, a formação de 15 alunos do “Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade”.
O curso ensina sobre práticas alimentares e estilo de vida saudáveis e é dirigido para pessoas com excesso de peso ou obesidade. A prioridade é para aqueles que apresentem comorbidades, entre elas: diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias (colesterol e triglicérides elevados), doenças cardíacas e osteoporose.
Aplicada em oito encontros, a capacitação propõe a reeducação alimentar por meio de oficinas e de discussões. As aulas acontecem uma vez por semana e são focadas na mudança do comportamento ao ingerir os alimentos diariamente, na nutrição adequada, disciplina e na prática de exercícios físicos que tiram as pessoas do sedentarismo.
A formação inclui, ainda, avaliação nutricional e acompanhamento semanal da alimentação, por meio de diário, além da entrega de plano alimentar individualizado. Também são ofertadas receitas e outros materiais que auxiliam na mudança de hábitos.
“Nosso maior objetivo é que, ao final do curso, os participantes adquiram conhecimentos sobre alimentação e nutrição e que incorporem práticas alimentares e estilo de vida saudáveis, resultando em diminuição do peso corporal e melhora no perfil de saúde e bem estar geral”, explica a nutricionista e coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema – PEAND, Aline Rodrigues Ajala.
Para a moradora de Diadema, Vera Lúcia Rodrigues Lopes, participar do curso foi importante. “Aprendi coisas que vão me ajudar por toda a minha vida. Durante as aulas os nutricionistas esclarecem sobre a boa alimentação e ensinam como é importante consumir alimentos integrais, beber mais água e a comer frutas”, disse.
Vera declara que está acima do peso e revela que mudar os hábitos alimentares não é tarefa fácil, mas não impossível. “Já estou adotando os ensinamentos recebidos e com o plano alimentar que ganhei no final do estudo, aos poucos, vou conseguir diminuir o meu peso”, finaliza.
Criado no ano de 2015, o “Melhor Peso Agora” é voltado para moradores de Diadema. Durante a formação, ainda, os alunos fazem pesagem e aferição da circunferência da cintura, aprendem como montar o próprio prato e recebem orientação psicológica.