Diadema começa hoje vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades
Município decidiu antecipar para essa segunda-feira (7), a imunização deste grupo prioritário uma vez que foi comunicado do recebimento de novo lote de vacinas
- Data: 07/06/2021 13:06
- Alterado: 07/06/2021 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Helber Aggio
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), decidiu antecipar para esta segunda-feira (7), a vacinação contra a Covid-19 das gestantes em qualquer período gestacional e das puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) acima dos 18 anos.
Para este público, será utilizado exclusivamente o imunizante Coronavac, do Butantan. Para receber a vacina, basta a moradora de Diadema comparecer ao posto de vacinação (veja lista completa aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19), das 8h30 às 16h, munida do documento de identificação pessoal com foto (RG/CPF), comprovante de residência do município ou cartão do SUS/carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de documento comprobatório da gestação ou parto.
As grávidas poderão apresentar comprovante de acompanhamento pré-natal ou laudo médico comprovando a gestação. Já as puérperas podem utilizar para comprovar seu puerpério a declaração de nascimento da criança ou o relatório de alta hospitalar da maternidade.
Se possível, a SMS recomenda ainda fazer o cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.br (o cadastro não é obrigatório), pois agiliza no processo de digitação das doses aplicadas pelo município no site do Governo do Estado de São Paulo.
A SMS recomenda ainda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações e que sejam seguidos todos os protocolos sanitários, como uso correto de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.
Novos grupos prioritários
Nesta segunda-feira (7), também já podem se vacinar contra a covid-19, as pessoas na faixa etária entre 18 a 24 anos que tenham comorbidades (definidas pelo Ministério da Saúde) ou com deficiência permanente que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC).
Outra boa notícia, é que a imunização dos trabalhadores da educação, entre 45 e 46 anos, terá início no próximo dia 9 de junho, em Diadema. É necessário realização de cadastro prévio no site VacinaJá Educação (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao).
Quem pode se vacinar em Diadema?
Pessoas acima de 60 anos
Profissionais da educação acima de 47 anos
Profissionais da educação entre 45 e 46 anos – somente a partir de 9 de junho
Profissionais da educação de 18 a 44 anos – entre 21 e 31 de julho mediante cadastro prévio no site VacinaJá Educação (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao)
Profissionais da saúde – a Prefeitura abriu sistema de agendamento para esse grupo prioritário nessa segunda-feira (7/6). Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26668-prefeitura-abre-agendamento-da-1-dose-da-vacina-covid-para-trabalhadores-da-saude
Síndrome de Down, pacientes em diálise e transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos)
Grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos) – Diadema ampliou a vacinação deste grupo: se a gestante ou puérpera tiver qualquer doença associada, mesmo que não relacionada na lista do Ministério da Saúde, como por exemplo: hipotireoidismo, sífilis e outras, deve tomar a vacina. É necessário comprovação da comorbidade (por relatório ou receita médica)
Motoristas e cobradores de ônibus – funcionários das empresas do Transporte Metropolitano (EMTU) que residam em Diadema.
Pessoas com deficiência permanente que recebem BPC (acima de 18 anos) – é obrigatória a apresentação de comprovante do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Pessoas com uma das comorbidades abaixo previstas pelo Ministério da Saúde (acima de 18 anos) – é obrigatória comprovação por receita ou relatório médico com a inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Confira todos os detalhes sobre a Campanha Municipal de Vacinação e quais documentos são necessários para comprovar cada grupo no Documento Técnico da SMS aqui.