Diadema chega a 80% das Unidades Básicas beneficiadas com o Programa UBS Nota 10
Unidade Real é a 16ª a receber melhorias na estrutura física e no atendimento aos moradores. UBSs ABC, Eldorado e Inamar são as próximas a serem entregues à população
- Data: 17/05/2023 20:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade Cotrim/PMD
Nesta quarta-feira (17/05), a Prefeitura de Diadema alcança 80% da reestruturação da rede de Atenção Básica com a entrega das melhorias na UBS Real, realizadas pelo Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”. Para marcar a data, o secretário municipal da Saúde José Antônio da Silva e o prefeito José de Filippi Junior visitaram a Unidade para conferir as mudanças.
“A UBS Real foi reformulada, está com pintura nova e é assim que nós queremos, um espaço físico adequado para fazer o que é mais importante: nossos profissionais de saúde atenderem com carinho e dedicação a população de Diadema”, afirmou o prefeito José de Filippi Jr.
Em sua fala, o secretário da saúde, José Antônio da Silva, agradeceu o apoio das secretarias que colaboraram com a reforma, como a equipe de Transporte que realizou melhorias na sinalização viária dentro e fora da UBS e lembrou das vagas de Agente Comunitário de Saúde que foram convocados na semana passada do concurso público vigente, citando o esforço para completar as equipes na Atenção Básica. “Nossa UBS Real agora está dentro do Programa UBS Nota 10, mais equipe médica, de enfermagem e agente comunitário de saúde. É um time completo para atender melhor a nossa população. Saúde mais humanizada e acolhedora é o que queremos para a cidade e viva o SUS”.
Avanços
Há alguns anos, a UBS Parque Real apresentava problemas na infraestrutura física como infiltrações que atrapalhavam o cotidiano de trabalho das equipes. Com a reforma, além de adequar os espaços de infraestrutura, melhorou a ambiência da UBS e trouxe conforto aos trabalhadores e munícipes, beneficiando diretamente os mais de 24 mil moradores referenciados pela Unidade.
As intervenções perpassam toda a Unidade e reflete também na agilidade e estrutura do atendimento. Ao chegar à UBS, o usuário pega uma senha para atendimento na recepção, que direciona a pessoa de acordo com a demanda. Os espaços de espera possuem painel eletrônico para chamada das senhas e a Unidade conta com placas de sinalização que facilitam o fluxo de pessoas dentro da UBS. Ambientes iluminados, com pintura nova e manutenção (elétrica, hidráulica e no elevador) preventiva e corretiva trazem conforto para quem vai ao serviço. A segurança foi reforçada com sistema de monitoramento com câmeras/alarmes e as luzes na área externa.
Para realizar as melhorias, a SMS recebeu emendas dos vereadores Boquinha, Jerri, João Gomes, Lucas Almeida e Zé Antônio (que atualmente está licenciado).
Estrutura
A UBS conta com 85 profissionais. Das seis equipes da Estratégia de Saúde da Família, cinco estão completas e, em apenas uma delas há a falta temporária de médico cuja vaga, segundo o próprio secretário da saúde, será reposta pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal em breve. “Diadema vai receber, no primeiro momento, cinco vagas do Programa Mais Médicos e, uma delas, já reservamos para a UBS Real preencher o quadro médico”, afirmou Zé Antônio.
O prédio de dois andares abriga 17 consultórios médicos, odontológicos e uma sala de vacina, além das salas de curativo, triagem, reuniões, farmácia e espaço específicos para as reuniões das agentes comunitários de saúde (ACS) e servir de sede para a equipe do Consultório na Rua.
“A UBS Parque Real reorganizou seu processo de trabalho para qualificar a assistência e ampliar o cuidado a população. Além disso, as equipes da Unidade passaram por qualificação para um atendimento mais acolhedor e humanizado”, explicou Cristiane Lopes, assessora da Coordenação da Atenção Básica, área responsável pelo acompanhamento das 20 UBSs de Diadema.
A gerente da UBS, Mariana Ferreira Campos, afirmou que está sempre de portas abertas para atender cada vez melhor a população e os conselheiros de saúde. “Amo o SUS e estou há 12 anos em Diadema. A cidade conquistou meu coração e estou sempre à disposição para atender nossos munícipes”.
Recém eleita conselheira da UBS para o sétimo mandato, Bernadete Bruno de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Bete, lembrou da importância dos investimentos na saúde. “Trabalhar com saúde é importante e quero agradecer a gestão pelas melhorias. Precisamos estar bem por dentro para receber melhor quem procura atendimento. Eu e os demais conselheiros vamos seguir trabalhando de mãos dadas. O cargo de conselheiro não é remunerado, mas é um trabalho sério”.
Planejamento
Até agora, as UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista, Conceição, Piraporinha, Casa Grande, São José, Serraria, Promissão, Canhema, Nogueira, Maria Tereza e Reid já foram beneficiadas com o programa. Para os próximos meses, estão previstas a conclusão das melhorias nas quatro UBSs que faltam: ABC, Inamar e Eldorado e Paineiras.
Serviço:
Unidade Básica de Saúde Real
Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real.