Diadema chega a 70% das Unidades beneficiadas com o Programa UBS Nota 10
UBS Maria Tereza é a 14ª a receber as melhorias. Até o final do primeiro semestre, serão mais cinco Unidades restauradas
- Data: 26/04/2023 17:04
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Unidade Maria Tereza
Crédito:Igor Andrade Cotrim
Ao longo de três meses, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Tereza, no bairro Campanário em Diadema, recebeu equipes de manutenção e reforma para realizar as melhorias estruturais do Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana” e, nesta quarta-feira (26/04), a Unidade foi entregue oficialmente para a população durante a visita do prefeito José de Filippi Júnior ao serviço.
Da manutenção geral, que permite um ambiente mais seguro, às novas placas de identificação, que facilitam o deslocamento e o fluxo dos usuários dentro da Unidade, todas as mudanças foram pensadas para trazer maior conforto a quem circula no local e melhores condições de trabalho para os trabalhadores e atendimento aos munícipes.
“O Programa UBS Nota 10 beneficia a rede de Atenção Básica e vamos fortalecer toda a rede de saúde de Diadema”, ressaltou o prefeito. Ele ainda lembrou os investimentos na área da saúde, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a reforma do Hospital Municipal de Diadema (HMD). “O projeto para a UPA Paineiras está pronto e, neste ano, vamos começar a construção do novo Hospital Diadema. Terá mais tecnologia, assistência, compromisso, recursos humanos e muito mais qualidade na atenção à população”, afirmou.
Com a conclusão desta UBS, Diadema chega a 70% das Unidades da Atenção Básica revitalizadas com o programa. “Tem a reforma do prédio, mas o mais importante é o que está dentro, o investimento nas equipes para ficar com quadro completo, farmácia abastecida e as demais melhorias. Esse é o resultado do trabalho coletivo e que vai trazer impacto positivo para todos que fazem uso da rede de saúde no município”, afirmou o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva.
Inaugurado em 2016, o prédio da UBS passou por intervenções como manutenção hidráulica, revisão do telhado e das calhas, troca do compressor da odontologia, vidros, portas, luminárias, lâmpadas, recuperação de esquadrias, revisão geral de elétrica, pintura geral, instalação da sinalização de emergência e padronização da comunicação visual, com placas internas de sinalização/identificação, totem de senhas/painel eletrônico e chamadores de senhas.
A segurança foi ampliada com o sistema de monitoramento com câmeras/alarmes e de luzes de segurança na área externa.
A prefeitura também fez melhorias na frente da unidade, como revitalização de placas de trânsito, reforço da sinalização viária e plantio de mudas no canteiro localizada na calçada de acesso à UBS.
Acolhimento
Além disso, os profissionais do serviço também têm passado por constantes atividades de educação permanente para a qualificação da prática profissional. “É importante que, junto com as melhorias da estrutura da UBS, a população possa sentir que o atendimento está mais acessível e acolhedor. Assim, como nos reorganizamos para as mudanças no prédio, a equipe participou de discussões sobre fluxos e processos de trabalho para pensar formas de melhorar a resolutividade e atender melhor o usuário”, explicou Maria Luiza Malatesta, que é coordenadora da Atenção Básica do município.
Uma das capacitações foi a oficina do Programa UBS Nota 10, realizada no dia 31 de março. A atividade, que dividiu a equipe em duas turmas, teve como objetivo alinhar as diretrizes do Caderno Norteador da Atenção Básica, detalhar aos colaboradores os 10 pontos que compõem o Programa UBS Nota 10, além de discutir temas como a humanização do atendimento em serviços de saúde e uma reflexão sobre o papel do profissional da saúde e como ele cuida da própria saúde.
Outra capacitação diretamente relacionada à rotina da UBS foi da Oficina “O Papel da Recepção ao Usuário nas UBSs” para discutir a função acolhedora das Unidades e como ela impacta no atendimento do paciente que chega ao serviço.
Maria Tereza
A UBS é a 14ª a passar pelo programa que teve início no final de 2021. A Unidade é dividida em dois pavimentos e possui 11 consultórios instalados, incluindo consultório ginecológico com banheiro privativo, e acesso especial com elevador, piso tátil e banheiros adaptados às pessoas com deficiência física e/ou limitação motora. Referência para 12 mil munícipes cadastrados na área, a UBS possui 53 profissionais e três equipes de Saúde da Família.
UBS Nota 10
Até agora, as UBSs Nações, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista, Conceição, Piraporinha, Casa Grande, São José, Serraria, Promissão, Canhema e Nogueira já foram beneficiadas com o programa. Para os próximos meses, serão entregues as melhorias nas Unidades Parque Real, ABC, Parque Reid, Inamar e Eldorado. Com isso, Diadema chegará a 95% da rede de Atenção Básica beneficiadas pelo Programa.
Serviço:
Unidade Básica de Saúde Maria Tereza
Avenida Sinésio Pereira, 27 – Campanário.