Diadema certifica moradores que concluíram cursos em alimentação e plantio de hortas
Receberam os diplomas mais de 160 alunos de três diferentes formações que visam renda
- Data: 12/05/2023 13:05
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Receberam os diplomas mais de 160 alunos de três diferentes formações que visam renda
Crédito:Dino Santos
A Prefeitura de Diadema realizou ontem (11/5), no Auditório do Quarteirão da Saúde, a entrega de certificados para os alunos que terminaram os cursos “Horta em Casa”, “Culinária Básica com Introdução a Economia Solidária” e “Curso de Capacitação Cozinhalimento”.
As três formações, todas gratuitas, foram realizadas pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA). Duas delas, “Culinária Básica” e “Cozinhalimento”, são voltadas para os moradores de Diadema que querem se capacitar na área da alimentação e, com isso, possam obter renda.
O primeiro curso integra as ações do Projeto Cozinha Criativa, desenvolvido em conjunto com a Fundação Florestan Fernandes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) e, o segundo, é resultado de parceria com o Governo do Estado. A terceira formação, Horta em Casa, incentiva o plantio doméstico de verduras, temperos e chás, utilizando-se de pequenos espaços de terras, em quintais, jardins e canteiros suspensos.
“Cerca de 162 moradores da cidade concluíram os cursos que abrem novas possibilidades de vida, geram renda e promovem qualidade de vida. No caso do Horta em Casa, além do prazer de mexer com a terra, que para muitas pessoas é uma terapia, ele incentiva a alimentação saudável, porque as plantações são cultivadas de forma caseira e sem aditivos químicos”, afirma o secretário da SESA Gel Antônio.
Para Deuba Gomes que fez o “Culinária Básica” e que atualmente vive da venda de quitutes e pães caseiros fazer a qualificação foi fundamental. “Eu aprendi muito com o curso. Hoje, parte do meu sustento vem da esfirra, que é o meu carro chefe em vendas. Eu também forneço o salgado no condomínio onde moro e para a cantina da minha igreja”, declara.
Outra forma da moradora de Diadema fomentar renda é comercializar seus salgados por intermédio da rede solidária Empreender Delas, criado com apoio da Casa da Economia Solidária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
A rede é composta por 21 empreendedoras, que comercializam artesanato, alimentos e objetos de brechó em feiras de eventos e ações culturais e de lazer que acontecem em Diadema.
Além de alunos e convidados, prestigiaram o evento, vereadores, a vice-prefeita e secretária da SEDET Patty Ferreira, o diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes Manoel Eduardo Marinho, o secretário de Saúde José Antônio da Silva e Gilnair Pereira do Departamento de Economia Solidária e Políticas de Trabalho.