Diadema amplia vacinação de crianças de seis meses a dois anos contra a Covid-19

A partir desta quinta (2), o município vai atender o público em geral e não apenas as crianças dos grupos prioritários; Outra novidade é dose de reforço para as crianças de 5 a 11 anos

  • Data: 01/02/2023 13:02
  • Alterado: 01/02/2023 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema amplia vacinação de crianças de seis meses a dois anos contra a Covid-19

Crédito:Igor Andrade

Você está em:

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai ampliar, a partir desta quinta-feira (2), a vacinação contra a Covid-19 para todas as crianças de seis meses a dois anos. Isso será possível porque o município recebeu, na manhã desta quarta-feira (1º), um novo lote de mais de sete mil imunizantes da Pfizer Baby, único imunobiológico aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para esse grupo. Até então, a vacina Pfizer Baby só estava disponível para os pequenos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

Outra boa notícia é que o município também foi reabastecido pelos Programas Nacional e Estadual de Imunização (PNI e PEI) com mais de 12 mil doses da Pfizer Pediátrica, o que vai permitir dar continuidade a aplicação da D1, da D2 e da aplicação da dose de reforço para as crianças de 5 a 11 anos. O esquema vacinal deste grupo é composto por três doses, sendo a segunda (D2) administrada após o intervalo de 28 dias da primeira. A dose de reforço pode ser aplicada a partir de quatro meses após a segunda dose.

Tanto a Pfizer Baby como a Pfizer Pediátrica já se encontram na Central de Imunobiológicos, as doses estão em processo de separação e serão encaminhadas ainda nessa quarta-feira para as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.

“A chegada desse novo lote de vacinas foi muito esperada e estamos contentes por iniciar fevereiro com a possibilidade de ampliar a vacinação infantil no município antes da volta às aulas. Reforço aos pais e responsáveis que nossas equipes estão treinadas para vacinar o público elegível com segurança e todas as vacinas disponíveis garantem elevado grau de imunidade contra a Covid-19, evitando casos leves, graves, internações e óbitos pela doença. Faço o chamado para que levem as crianças às UBSs, porque vacina salva vidas”, afirma a secretária municipal da saúde, Dera Rejane Calixto.

Balanço

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (31), Diadema tem 37.780 crianças de cinco a 11 anos vacinadas com ao menos a primeira dose, representando 87% dos residentes desta faixa etária, e destas, 31.968 crianças possuem esquema primário completo, o que representa uma cobertura vacinal de 75% deste grupo de idade.

Já na população de três e quatro anos foram aplicadas 5.135 doses, atingindo 42% do público total da faixa etária, sendo que 2.556 crianças desta faixa etária completaram o esquema vacinal.

Na faixa etária de seis meses a dois anos, 1.228 crianças já receberam a primeira dose de proteção contra a Covid-19. O município tem, ao todo, 18.763 crianças nessa faixa etária.

O município orienta os pais que as doses que protegem contra a Covid-19 estão disponíveis em Diadema nas 20 UBSs, de segunda a sexta-feira, por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

Para ser imunizado, basta apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF. Em caso de segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentação do cartão de vacinação anterior. Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica.

Já as crianças necessitam apresentação do comprovante de endereço em nome do pai ou responsável legal e da caderneta de vacinação de rotina.

Compartilhar:

  • Data: 01/02/2023 01:02
  • Alterado:01/02/2023 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados