Dia Mundial da Diabetes: Especialista conta os mitos e verdades da doença
Profissional tira as principais dúvidas sobre a enfermidade que acomete mais de 13 milhões de brasileiros
- Data: 12/11/2020 15:11
- Alterado: 12/11/2020 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: Anhanguera
Old lady is testing blood sugar level using blood sugar test kid set - people with medical equipment concept
Crédito:freepik
O último levantamento do Atlas da Diabetes, realizado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), apontou um crescimento de 31% nos casos de diabetes entre brasileiros. O país totaliza mais de 13 milhões de pessoas atingidas pela doença. A diabetes é uma doença crônica, causada pelo alto índice de açúcar no sangue e é precursora de infartos e até amputações de membros do corpo. De acordo com a Coordenação Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, 70,6% dos casos de diabetes em mulheres e 60,3% dos casos em homens, são atribuídos ao excesso de peso.
Para o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a Prof.ª Elisabete Silva Carneiro, Coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia e, também, da Pós-Graduação da Faculdade Anhanguera, de Santo André (SP), esclarece mitos e verdades sobre a doença e traz informações valiosas para a população.
A diabetes é uma doença contagiosa?
Mito- A realidade é que há uma predisposição genética para que se adquira a doença. Entretanto, ela não é de transmissão comum, de pessoa para pessoa.
Quem come muito açúcar, automaticamente terá diabetes?
Mito– A diabetes está diretamente ligada à ingestão de alimentos não saudáveis e excesso de peso e não ao excesso de açúcar.
Há alimentos que auxiliam no tratamento e controle dos níveis de glicose?
Verdade– Alimentos de baixo índice glicêmico (IG) retardam a absorção de glicose pelo sangue e estabilizam a doença. É o caso de alimentos integrais, frutas como maçã e pera, lentilha e opções de comidas “sem açúcar” encontradas nos supermercados. Também é possível substituir o açúcar por adoçantes.
Ingerir carboidratos substitui a aplicação da insulina?
Mito- Na diabetes tipo 1 é preciso aplicar a insulina todos os dias, uma vez que não há mais produção de hormônio pelo pâncreas. Já na diabetes tipo 2, é possível usar tanto a insulina ou hipoglicemiantes por via oral que dependem da quantidade de carboidrato consumido e do nível de glicemia.
Grávidas podem desenvolver diabetes?
Verdade– Durante a gravidez, o pâncreas trabalha para equilibrar as mudanças hormonais pelas quais passam as mulheres. Entretanto, em algumas mulheres, o processo não ocorre e elas desenvolvem o aumento do nível de glicose no sangue. É possível controlar com quantidades certas de nutrientes, aplicação de insulina e prática de exercícios.
A Prof.ª Elisabete Carneiro lembra que há outras inúmeras situações que acompanham a diabetes e que todo caso deve ser visto de perto por profissionais qualificados. “É preciso estar atento a quadros clínicos de pressão alta, alto nível do LDL, conhecido como “mau colesterol” e triglicérides, e ao baixo HDL, ou “bom colesterol”. Além disso, o sobrepeso também é um fator de risco, bem como a gordura localizada em volta da barriga. Recomenda-se o check-up recorrente para um diagnóstico precoce da doença”, finaliza.