Dia do Milho: 3 coisas que você ainda não sabia sobre esse cereal
Além de trazer benefícios à saúde, o milho pode ser utilizado no preparo de receitas doces e salgadas
- Data: 22/04/2022 11:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: UMAMI
Milho
Crédito:Divulgação
Saboroso, versátil e saudável. Essas três características só podem ser dele: o milho, o cereal mais cultivado no mundo. Com presença em diversas receitas e formas de apresentação, o milho faz sucesso não só em épocas festivas, como festas juninas, mas também na culinária típica brasileira com as famosas pamonhas, as espigas de milho vendidas à beira da praia e nas pipocas de cinema, que apresentam aquele cheirinho marcante que contagia.
Pensando nisso, o Dia do Milho, comemorado anualmente no dia 24 de abril, busca incentivar o consumo do cereal, que é considerado um dos mais nutritivos para a alimentação. A nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, conta que, além de estar presente em diversas receitas, o milho é um ótimo aliado na saúde dos consumidores, seja como antioxidante ou como fonte de energia. “A cada 100 g, o milho conta com 28,6 g de carboidratos, 138 calorias, 3,9 g de fibras, 6,6 g de proteínas e é um cereal que não contém glúten”, ressalta Graciela.
Confira outros benefícios que você não sabia:
1- Fonte de energia
Rico em carboidrato, o milho é responsável por fornecer energia para o corpo, garantindo o funcionamento adequado do cérebro e do sistema nervoso. Para quem faz academia, o milho é uma ótima opção para deixar a energia lá em cima.
2- É um alimento umami
O milho contém 106 mg de glutamato livre a cada 100 g de cereal, sendo considerado um alimento rico em umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano. O umami proporciona benefícios à saúde como o aumento da salivação, o que auxilia o processo de mastigação, além de ajudar na digestão de proteínas.
3- Contém fibras em abundância
O milho é um excelente regulador da flora intestinal, prevenindo a prisão de ventre. Além disso, ajuda na regulação do colesterol no corpo e na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Agora é hora de colocar a mão na massa e preparar as receitas que o Comitê Umami e a Mococa separaram para você! Tem opção para todos os gostos, confira:
BRIGADEIRO DE MILHO VERDE
Tempo de preparo: 45 minutos
INGREDIENTES
1 lata de milho verde escorrida
1 caixinha de leite condensado Mococa
1 lata ou caixinha de leite integral
30 g de Manteiga Mococa
30 g de mingau de milho
Açúcar cristal para polvilhar
PREPARO
Bata no liquidificador o leite condensado, o milho e o mingau de milho.
Passe a mistura em uma peneira e leve ao fogo até ferver.
Misture a manteiga e continue mexendo até soltar do fundo da panela.
Despeje em um prato untado e espere esfriar. Faça bolinhas e passe no açúcar cristal.
CREME DE MILHO COM RENDA DE PARMESÃO
Tempo de preparo: 25 minutos
Serve: 4 porções
INGREDIENTES
1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
1 cebola pequena picada (100 g)
meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO®
3 espigas de milho debulhadas (300 g)
meia colher (chá) de sal (2,5 g)
1 xícara (chá) de água (200 ml)
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado Mococa (40g)
MODO DE PREPARO
Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar.
Retire do fogo e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente o milho, o sal e a água, e bata em velocidade média por 2 minutos, ou até obter um creme.
Coe com o auxílio de uma peneira, volte à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 7 minutos, ou até engrossar. Retire do fogo e reserve aquecido.
Em uma frigideira antiaderente média, espalhe o queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar.
Retire cuidadosamente com o auxílio de uma espátula e deixe esfriar até enrijecer.
Quebre em pedaços grandes e sirva em seguida, como acompanhamento do creme de milho.
Para mais receitas, acesse: https://www.mococa.com.br/ e www.portalumami.com.br