Dia do Ferroviário: Conheça mais a CPTM e sua atuação na Região Metropolitana de SP

Com mais de 30 anos de atuação, a companhia administra cinco linhas de trens e atende moradores de 18 municípios da região metropolitana, incluindo a capital

  • Data: 28/04/2023 08:04
  • Alterado: 28/04/2023 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM
Dia do Ferroviário: Conheça mais a CPTM e sua atuação na Região Metropolitana de SP

Trem

Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil

Você está em:

No próximo domingo (30/04) será celebrado o Dia do Ferroviário. A data marca a inauguração, em 1854, da primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis. A primeira viagem contou com a presença do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina.

Cento e sessenta e nove anos e muitos quilômetros percorridos depois, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transporta, pela Região Metropolitana de São Paulo, cerca de 1,9 milhão de passageiros por dia/útil (demanda antes da pandemia) em seus 141 trens. Juntas, as cinco linhas operadas pela CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. As três ferrovias principais que consolidaram a malha sobre trilhos no estado foram a São Paulo Railway, a Estrada de Ferro Sorocabana e a Estrada de Ferro Central do Brasil. Cada uma delas inserida em porções diferentes do território e com evoluções bastante particulares.

A Companhia atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital. Sua história começa em 28 de maio de 1992, após mudanças na Constituição de 1988, quando a empresa herdou as linhas que eram administradas pela Fepasa, de origem estadual, e CBTU, proveniente do Governo Federal.

E com quase 31 anos de história, diariamente, os trens percorrem algo em torno de 65 mil km, o que significa uma volta de meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. As portas se abrem e fecham 1,3 milhão de vezes por dia para que os passageiros cheguem com segurança ao seu destino.

Além das cinco linhas, a CPTM opera o inovador Expresso Aeroporto — que liga a Estação da Luz ao Aeroporto Internacional de Guarulhos; o Expresso Linha 10 — que nos horários de pico transporta passageiros entre as Estações Santo André e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa, parando apenas em São Caetano.

Outro destaque são os trens do Expresso Turístico, uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Desde 2009, os passeios turísticos de trem saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. Durante a trajeto, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história dos locais. Desde o início do serviço, até dezembro/2022, foram realizadas 1.193 viagens, que atenderam cerca de 174,8 mil turistas.

Neste mês de maio a CPTM passa a ofertar mais 88 assentos nas viagens do Expresso Turístico com o objetivo de melhorar e ampliar a prestação do serviço.

Atender melhor o passageiro significa atender a todos, tanto nas linhas regulares quanto nos serviços. E ter uma frota de qualidade e com o menor índice possível de falhas também foi uma das mais importantes conquistas da CPTM nestes 30 anos. Os investimentos vêm sendo feitos de forma sistemática nos últimos 15 anos, o que permitiu à empresa trocar praticamente toda sua frota. A CPTM é a empresa operadora de trens metropolitanos com a frota mais nova e mais moderna de todo o Brasil. Todos os trens dispõem de ar-condicionado e contam com a mais moderna tecnologia disponível no mercado. E continua também a modernização das estações e dos sistemas.

Em todas as linhas, a manutenção se tornou cada vez mais importante na operação e não somente quando existem falhas: a manutenção preventiva em trens e nas vias melhoraram a qualidade do serviço. Com essas manutenções, que podem ser vistas principalmente aos finais de semana, a companhia diminuiu o tempo de viagem nos horários de pico, quando a demanda é muito maior.

As melhorias também são visíveis nas estações. Novas, como as da Linha 13-Jade, as novas estações de Franco da Rocha e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi. A Linha 9-Esmeralda, agora concedida à iniciativa privada, ganhou novas estações (João Dias e Bruno Covas/Mendes-Vila Natal), além das duas primeiras estações totalmente sustentáveis do Brasil — Vila Olímpia e Cidade Jardim. Estações foram reformadas e se tornaram acessíveis.

“Com tantas conquistas, a CPTM homenageia seus mais de 5 mil ferroviários, que merecem reconhecimento não apenas neste dia, mas em todos os outros. As pessoas que formam a companhia atuam diariamente para prestar um serviço de qualidade, com respeito e dedicação aos seus passageiros”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Compartilhar:

  • Data: 28/04/2023 08:04
  • Alterado:28/04/2023 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados