Dia do Consumidor (15) reforça versão on-line
Comércio foi obrigado a se adaptar, ressalta ACISBEC
- Data: 12/03/2021 14:03
- Alterado: 12/03/2021 14:03
- Autor: Redação
- Fonte: ACISBEC
Crédito:Depositphotos
Importante data no calendário de comemorações do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor (15), neste ano ganha relevância no e-commerce e intensa campanha de ofertas on-line em função da fase restritiva do Plano São Paulo, que impede a abertura dos shoppings e lojas de rua. De acordo com a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), os lojistas se adaptaram e buscam saída nas entregas personalizadas.
Em função da relevância que a data vem ganhando ano a ano, houve uma tendência de estender a data para o Mês do Consumidor incentivando o engajamento do consumidor durante todo o período. “O comércio foi obrigado a se adaptar agora nessa fase para atender o novo comportamento do consumo e se adequar às modalidades de entrega nas casas ou retirada pelo cliente pelo sistema drive-thru”, explica Valter Moura, presidente da ACISBEC.
As dicas da Associação para os lojistas são focar nas estratégias de promoções e descontos, oferecer kits de produtos, brindes, divulgação e frete grátis, entre outras ações. A fidelização também é uma iniciativa importante com ações de pós-vendas.
Com a instituição do Dia do Consumidor surgiu o Código de Defesa do Consumidor estabelecendo regras sobre preços, exposição de produtos em vitrine e trocas de mercadorias, entre outros.
Sobre o Dia – O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas para que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.