Dia da Poesia: Itaú Cultural mostra como as redes sociais popularizam este gênero

Além dos livros, os poemas já ganharam assento nos muros das cidades, rascunhos em pedaços de guardanapos esquecidos no bar ou jogados ao vento.

  • Data: 18/03/2022 14:03
  • Alterado: 18/03/2022 14:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Dia da Poesia: Itaú Cultural mostra como as redes sociais popularizam este gênero

Crédito:Reprodução

Você está em:

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Poesia, nesta segunda-feira, 21 de março, o site do Itaú Cultural também celebra novos autores e seus perfis em redes sociais, que têm alcançado cada vez mais pessoas e ampliado o interesse na leitura deste gênero. A força da poesia tem se expandido na internet, seja em forma de pequenos textos e vídeos, em stories e postagens que têm ficado cada vez mais populares, com o engajamento de seus autores e dos leitores que os acompanham. É o que constata a jornalista Cristiane Batista, que, para esta matéria, entrevistou poetas e poetisas do Instagram e mostra como inspira, respira novos ares e ganha mais fãs e seguidores a cada dia. 

“Levo quase 10 anos publicando uma espécie de diário imagético, do que penso e sinto. Sempre foi uma troca rica saber que cada vez mais as pessoas querem acompanhar, curtir e compartilhar”, conta a multiartista Verena Smit. “A palavra é algo forte, que pode abraçar e, igualmente, afastar, mas você a entende. Não é algo conceitual, ela faz parte do nosso dia a dia”, completa ela que tem 139 mil seguidores em seu perfil @verenasmit. Seus poemas curtos são expostos na plataforma e no espaço público, em projeções e neons que no auge do isolamento social da pandemia se tornaram mais um meio eficaz de divulgar mensagens, atingindo quem estava em casa e via pela janela, ou passava de carro. 

A escritora Ezter Liu também aposta em seu cotidiano como inspiração para construir seus poemas e os coloca em sua página @ezter_liu. Ela publica os posts como um exercício de escrita, feitos para caber dentro de uma imagem. “Escrever parece muito com reagir às coisas. Como se fosse uma resposta que eu dou ao que me provoca, me angustia, me entristece, me enfurece. Acaba sendo um crossfit de criatividade: acordar, ter uma ideia, escrever e postar”, revela ela.

A reportagem completa fica disponível no site do Itaú Cultural.

SERVIÇO

Dia Mundial da Poesia

21 de março (segunda-feira)

Site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

Compartilhar:

  • Data: 18/03/2022 02:03
  • Alterado:18/03/2022 14:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados