Detran-SP participa da abertura da Semana Nacional do Trânsito em Brasília

Cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), com a participação de diferentes órgãos relacionados ao trânsito no país

  • Data: 19/09/2023 19:09
  • Alterado: 19/09/2023 19:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran-SP
Detran-SP participa da abertura da Semana Nacional do Trânsito em Brasília

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Detran-SP participou, na última segunda-feira (18), em Brasília, da abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito (SNT).  O evento promovido pela Senatran – Secretaria Nacional do Trânsito abriu a programação nacional da semana de conscientização, realizada este ano de 18 a 25 de setembro, por determinação do CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

A SNT é o período em que todos os órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito empenham ainda mais suas atividades de conscientização, educação e fiscalização para um ambiente mais seguro e sustentável em todas vias do Brasil.

Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP, na cerimônia representando também a Associação Nacional dos Detrans (AND), fez questão de enfatizar a relevância do tema definido pela Senatran para as ações deste ano – No Trânsito, escolha a vida.

Segundo o diretor-presidente do órgão paulista, a escolha da vida permeia iniciativas de ordem operacional, tática e estratégica dos órgãos de trânsito em todo o país. Mas os preceitos e conceitos aventados por esse mote, principalmente, têm de embasar a formulação de uma política pública capaz de envolver e mobilizar conjuntamente municípios e estados brasileiros em prol de um trânsito mais eficiente e seguro.

Outro ponto destacado na fala do presidente Aggio foi o apoio da Senatran à cooperação entre todos os estados para a organização do trânsito brasileiro. “Estão sendo feitos esforços no sentido de cooperar com os órgãos de trânsito dos estados para a construção de um trânsito mais seguro, mais cooperativo e mais eficiente no combate à essa pandemia invisível que mata mais de 25 mil pessoas por ano em nosso país”, declarou o presidente do Detran-SP.

Ele alertou ainda que os sinistros ocorridos no trânsito podem ser evitados e que as ações dos órgãos de trânsito brasileiros devem apontar no sentido de avanços para que, “de forma conjunta, consigamos proteger vidas e proteger famílias no âmbito do trânsito de nosso país”.

O presidente Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão afirmou, durante a cerimônia em Brasília que, a partir do tema “no trânsito, escolha a vida”, houve um direcionamento certeiro tanto para as mensagens quanto para as atividades desenvolvidas regionalmente em função da Semana Nacional de Trânsito. “A expectativa é a de mobilizar a sociedade brasileira na busca pelo desenvolvimento de valores e comportamento em prol de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente”, destacou o secretário nacional de trânsito.

Catão lembrou ainda que, além da Semana Nacional de Trânsito, essa é também a Semana Nacional da Mobilidade, com a celebração do Dia Mundial sem Carro em 22 de setembro. As datas, na análise dele, “pretendem promover reflexões de todos os atores da sociedade sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos nas grandes cidades pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar geral”.

Semana Nacional de Trânsito do estado de São Paulo 2023

O Detran-SP tem priorizado a diretriz de proteção da vida a cada ação proposta para organizar o trânsito no Estado, assim como tem buscado soluções conjuntas com outros Detrans, passíveis de serem aplicadas em outros municípios e estados brasileiros. Na última sexta-feira, 15 de setembro, a autarquia paulista apresentou um pacote de melhorias do trânsito, com o objetivo de proporcionar à população um deslocamento mais seguro, além de conscientizá-la a agir com mais segurança enquanto condutor, pedestre ou passageiro.

Foi lançada campanha educativa com o mote “A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida”, cujas peças demonstram que, em momentos diferentes, todos podem assumir papéis diversos no trânsito, de motoristas, condutores, passageiros ou pedestres. Então, a lei é priorizar o respeito à vida. As ODSIs-Operações Direção Segura Integrada, de fiscalização da alcoolemia no trânsito, também foram intensificadas no período em todo o Estado.

Entre as medidas anunciadas estão a reativação do Observatório do Trânsito e a reformulação do Infosiga, que está recebendo R$ 9 milhões oriundos de multas em tecnologias e inteligência artificial para passar a coletar, tabular e apurar dados de trânsito, além de fornecer subsídios técnicos e realizar a análise qualitativa das informações e estatísticas sobre sinistros com vítimas fatais e não fatais. Será, portanto, pela gestão inteligente desses dados nas definições de políticas públicas estaduais para o trânsito. Foi assinada ainda a portaria que estipula a realização somente em meio eletrônico de provas teóricas, de primeiros socorros e das análises de provas práticas de CNH. O programa Respeito à Vida, que apoia municípios na sinalização viária e prevenção de sinistros, também será ampliado.

Compartilhar:

  • Data: 19/09/2023 07:09
  • Alterado:19/09/2023 19:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran-SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados