Detran.SP está agora no WhatsApp para o cidadão acessar 11 serviços na palma da mão
Com o objetivo de proporcionar mais agilidade no atendimento, novo canal pode ser utilizado pelo usuário durante 24 horas nos sete dias da semana
- Data: 02/06/2022 16:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Detran.SP está agora no WhatsApp
Crédito:Divulgação/Detran.SP
O cidadão pode agora acessar serviços do Detran.SP pelo WhatsApp. Já estão disponíveis 11 itens relacionados à habilitação e veículos. Dentre eles, estão os mais demandados pelo usuário: renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de propriedade de veículo.
O atendimento é totalmente automatizado e resolutivo. O que o cidadão já faz pelo aplicativo do Poupatempo, por exemplo, ele consegue agora fazer pelo WhatsApp. Com uma vantagem: uma interface mais fácil, permitindo um atendimento rápido. É o Detran.SP cada vez mais digital.
“Esse é um novo passo para oferecer um serviço de qualidade e de maior agilidade. Os serviços estão disponíveis pelo WhatsApp 24 horas nos sete dias da semana. É o que o cidadão espera de nós”, afirmou Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. “Queremos atender de forma simples, sem burocracia, proporcionando uma boa experiência para o usuário”, completou.
Contato
Para utilizar, o usuário pode salvar o contato do Detran.SP via WhatsApp 11 2178-9494 ou, pelo portal, clicar no link que direciona para o aplicativo. Ao enviar a primeira mensagem, o retorno automático virá com as opções CNH e Veículos. Depois de escolher, o cidadão receberá o leque de serviços disponíveis e precisará digitar o número correspondente ao serviço desejado.
Sobre a CNH estão disponíveis os seguintes serviços: consulta de pontos, renovação, alteração de endereço, segunda via, início do cumprimento de suspensão, rebaixamento de categoria, alteração de dados. Relacionados a veículos são: licenciamento digital, pesquisa de débitos e transferência veicular.
“A intenção de disponibilizar os serviços pelo WhatsApp vem desde o início da transformação digital. Mas é um processo longo. Nós trabalhamos primeiro para disponibilizar os principais serviços nos canais já existentes e em seguida focamos na contratação e revisão de fluxos para desenvolvermos os serviços dentro desse novo canal”, explicou Ilídio Machado, diretor de atendimento do Detran.SP.
Em seguida, o cidadão precisa confirmar alguns dados para sua identificação, sendo direcionado à página do login.sp onde deverá informar cpf e senha – como faz no Portal e App do Poupatempo. Para cidadãos não cadastrados no login.sp é possível iniciar o cadastro na aba “CADASTRE AQUI”. Já para quem possui cadastro, mas não lembra a senha, acesse “ESQUECEU A SENHA” para recuperar o acesso.