Detran de SP e do Pará trocam experiências para a aplicação de novas tecnologias
Sistemas implementados pelo Departamento de Trânsito de São Paulo servem de inspiração para os Detrans de todo o Brasil
- Data: 29/03/2023 11:03
- Alterado: 29/03/2023 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Detran de São Paulo e do Pará trocam experiências para a aplicação de novas tecnologias em ambos os estados
Crédito:Divulgação
Empenhado em promover grande investimento tecnológico em todos os setores da autarquia, o Detran-SP recebeu na última sexta-feira (24) uma comitiva do Detran do Pará para a troca de experiências e estratégias relacionadas ao trânsito. O objetivo do encontro entre os órgãos estaduais é a troca de experiências e conhecimentos voltada à prestação de serviços públicos de qualidade aos usuários, otimizando processos e reduzindo custos na administração pública. Ao longo deste ano, novas ações como essa devem ser realizadas com órgãos de trânsito de outros estados.
Uma das tecnologias apresentadas pelo Detran-SP à equipe do Detran-PA está em fase final de testes para posterior implantação. Trata-se de um novo sistema de reconhecimento facial e georreferenciamento nos exames práticos de habilitação do estado de São Paulo. A ferramenta usada trará maior segurança na identificação dos candidatos, presidentes das bancas e examinadores de trânsito, além de registrar o percurso percorrido durantes as provas.
Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, ressaltou a importância do encontro e reforçou que o órgão está em diálogo constante com os outros estados, para reunir o que há de melhor e mais avançado para o trânsito: “A integração com os outros Detrans é fundamental para nos conhecermos, trocarmos experiências e também reforçarmos a necessidade do trabalho em parceria. O nosso objetivo é garantir ao cidadão paulista um serviço público de excelência. Temos muitos projetos importantes em andamento, que visam trazer um ganho de eficiência ao Estado, com otimização de fluxos e de processos em todos os setores da autarquia”, destacou.
A equipe do Detran-PA contou sobre o um sistema de monitoramento eletrônico de exames práticos de direção veicular, com adoção de sensores nos veículos, capazes de gravar as provas em áudio e vídeo pela Central de Monitoramento, para que possam ser visualizados e auditados posteriormente que está em uso no estado, entre outras medidas de segurança.
De acordo com a diretora-geral do Detran do Pará, Renata Coelho, o encontro foi fundamental para trocar experiências no âmbito dos sistemas de habilitação e veículos. “A partir deste diálogo com a diretoria do Detran-SP, conseguimos conhecer as inovações tecnológicas do órgão e também apresentamos as nossas experiências exitosas como, por exemplo, a implantação do controle de estampagem de placas Mercosul e o monitoramento eletrônico de exames práticos de direção veicular”.
Atualmente, o estado do Pará utiliza um sistema eletrônico para o serviço de estampagem de placas no padrão Mercosul, para evitar clonagem, adulteração e falsificação. As estampadoras ficam obrigadas a realizar a biometria facial da pessoa, do documento do carro e validação do chassi para legalização do veículo. Também deverão parametrizar o GPS (cerca eletrônica) para atendimento dos serviços fora da sede das estampadoras.
Detran Digital
Com foco no aperfeiçoamento e digitalização dos serviços, o Detran-SP conta com o apoio da Secretaria de Gestão e Governo Digital na adoção de tecnologias de ponta e ferramentas de inteligência artificial. Atualmente, mais de 70 serviços online estão disponíveis.
Renovação e segunda via da CNH, licenciamento de veículos, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, são alguns dos serviços completamente digitais a disposição da população por meio dos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou app do Poupatempo.