Descarte irregular de resíduos é origem para diversos problemas, alerta Ribeirão Pires
Além de prejudicar o meio ambiente, o hábito é crime e pode dar até cinco anos de reclusão
- Data: 01/02/2023 10:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
GCM flagrou descarte irregular no último final de semana; Responsáveis foram encaminhados ao 1o DP e multados
Crédito:PMETRP
Entulho, resto de móveis, pneus, galhos de árvores, garrafas, lixo doméstico, entre outros resíduos, são itens que corriqueiramente vemos descartados em locais impróprios. Com essa prática, a cidade tem uma série de problemas e prejuízos, alerta o Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) de Ribeirão Pires.
“Os danos são incontáveis, como a contaminação do solo, a poluição do ar, a proliferação de animais peçonhentos e, com isso, os riscos à saúde pública”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo.
Em períodos de chuva, por exemplo, esses resíduos descartados irregularmente são arrastados para bueiros e galerias pluviais, o que gera o entupimento e, por consequência, pode gerar enchentes. “É essencial que as pessoas se conscientizem da necessidade do descarte adequado do seu resíduo”, completou a secretária.
Ocorrência – No último fim de semana, a Guarda Municipal da Estância, com o apoio do GFI, realizou a apreensão de dois homens por descarte ilegal de resíduos no bairro de Ouro Fino. Ambos foram encaminhados ao 1° DP, onde foram enquadrados na Lei Municipal nº 9605/98, na qual o Artigo 54 classifica como crime ambiental. A pena para esse tipo de ação pode ser de até cinco anos de reclusão, quando realizado propositalmente. Os responsáveis foram liberados e multados em R$10.200,00.
GFI – A força-tarefa conta com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado de São Paulo, com o objetivo de zelar pelas áreas ambientais em todo o território da Estância.
Denuncie – Em casos de presenciar o descarte irregular de quaisquer resíduos, os canais de denúncia são: 4824-4197 (GFI) ou 4825-2318 (Guarda Municipal).
Descarte consciente – Ribeirão Pires possui um EcoPonto para descarte de materiais recicláveis. O equipamento está localizado no Pátio JB Duarte na Avenida Capitão José Galo, Planalto Bela Vista. Além disso, a cidade conta com uma coleta seletiva porta a porta que pode ser solicitada pelos números: 4824-4197 ou 4825-7469