Demanda por serviços de arquitetura cresce em São Paulo

Docentes do Senac avaliam mudanças do setor, como novos perfis de clientes e diversidade de materiais

  • Data: 24/07/2019 12:07
  • Alterado: 24/07/2019 12:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Senac
Demanda por serviços de arquitetura cresce em São Paulo

Architectural project

Crédito:Depositphotos

Você está em:

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)*, os trabalhos prestados por profissionais do ramo aumentaram nos últimos anos. Em 2018, o índice de atividades do setor no país foi 5% maior em relação a 2017. Considerando apenas o estado de São Paulo, dono de um quarto do mercado, o aumento foi de 12%, diferença superior a 20 mil serviços prestados.

Com a alta na demanda, o número de profissionais dedicados ao segmento cresceu também. Ainda de acordo com a CAU, o Brasil fechou 2017 com mais de 150 mil arquitetos e urbanistas ativos. “Com esse volume de profissionais se dedicando à carreira, o setor fica cada vez mais competitivo. Nesse sentido, aqueles que buscam formação complementar tendem a se destacar”, afirma Régis Alberto, docente da área de arquitetura e urbanismo do Senac Taboão da Serra.

Há outros fatores que colaboram com essa ascensão do setor, como a expectativa de melhora da economia e consequente crescimento dos mercados de construção e imobiliário. Entre outros motivos, está também a necessidade de áreas públicas serem melhor aproveitadas e os espaços privativos mais funcionais e confortáveis, além de alinhados aos conceitos atuais de sustentabilidade e acessibilidade. “A criação de um projeto – público ou privado – com essas características exige do profissional muito além do conhecimento de campo. É preciso saber as técnicas, ser criativo e ter boas noções de estética, além de compreender as possibilidades de manutenção do lugar, a realidade das pessoas que vão usufruir do espaço e a vida financeira de cada cliente. Isso tudo com objetivo de buscar soluções viáveis, contemporâneas e personalizadas”, explica Rogério Novakoski, docente do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Osasco.

Silvia Porto, responsável pela coordenação da área de arquitetura e urbanismo no Senac Santo André, concorda com o pensamento de Rogério. Ela ainda observa que há um movimento de valorização dos designers e que os consumidores estão mais exigentes. “O papel do designer é trabalhar seus projetos segundo o orçamento e gosto pessoal do cliente, levando em consideração que hoje existe uma série de opções entre materiais inovadores, sustentáveis, com texturas, cores, formatos e preços diferenciados que o profissional pode usar na hora de entregar um espaço personalizado, acolhedor e funcional, fato que torna a concepção da obra bem mais criteriosa”, conta.

Rogério completa dizendo que o comportamento do consumidor também influencia no aumento da contratação de profissionais do ramo. “Eu e alguns colegas temos a percepção de que a audiência de programas de TV que oferecem reformas, por exemplo, influenciam o comportamento do público. Notamos que os clientes, normalmente, querem copiar aquilo que viram e, com isso, exigem bastante qualidade dos serviços, para que fique o mais parecido possível com os cenários de novelas, com as fotos das revistas ou ainda com as casas das celebridades e influenciadores digitais”, conta. “A diversidade de materiais e soluções disponíveis, favorece esse comportamento. Hoje está mais fácil trazer para a realidade os cenários e os ambientes das fotos ou da TV”, finaliza.

Educação profissional

Para quem deseja atuar na área de arquitetura e urbanismo, as unidades do Senac na Grande São Paulo e no litoral possuem diversas opções no portfólio, como cursos livres de curta duração, técnicos e de pós-graduação. Entre eles, há turmas com início já a partir de julho, como Introdução ao Paisagismo, em Osasco, Desenho Técnico, em Santo André, e Técnico em Design de Interiores, em Santos.

“O conteúdo dos cursos abrange assuntos que atendem todas necessidades do mercado e formam profissionais que podem atuar em vários campos dentro de uma mesma área. Vale reforçar que, nas aulas do Senac, além de aprender uma profissão, com conteúdo teórico e prático, os alunos desenvolvem habilidades e competências, também favorecendo o desenvolvimento pessoal, que beneficia a carreira e transforma a vida e as condutas enquanto cidadão”, declara Jurandir dos Santos, gerente do Senac São Bernardo do Campo.

Para conhecer todas as opções, assim como os pré-requisitos, duração, data de início das turmas, dados de matrícula, entre outras informações, basta entrar no Portal Senac São Paulo ou visitar a unidade desejada.

Confira alguns cursos em destaque nas unidades do Senac na Grande São Paulo e no litoral:

Introdução ao Paisagismo

Data: de 10 a 22 de julho de 2019

Horário: segunda a sexta-feira, das 13h20 às 17h40

Local: Senac Osasco

Endereço: Rua Dante Batiston, 248, no centro de Osasco

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/osasco

Desenho Técnico

Data: de 13 de julho a 31 de agosto de 2019

Horário: sábado, das 8 às 12 horas

Local: Senac Santo André

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Centro – Santo André/SP

Informações: www.sp.senac.br/santoandre

Técnico em Design de Interiores

Data: de 5 de agosto de 2019 a 29 de setembro de 2020

Horário: segunda a quinta-feira, das 14 às 18 horas

Local: Senac Santos

Endereço: Avenida Conselheiro Nébias, 308 – Vila Mathias – Santos – SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/santos

Feng Shui

Data: de 3 a 31 de agosto de 2019

Horário: sábado, das 13h30 às 17h30

Local: Senac São Bernardo do Campo

Endereço: Avenida Senador Vergueiro, 400 – São Bernardo do Campo – SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/sbcampo

Decoração Prática

Data: de 24 de agosto a 21 de dezembro de 2019

Horário: sábado, das 13h30 às 17h30

Local: Senac Taboão da Serra

Endereço: Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Taboão da Serra/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/taboaodaserra

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados