Deficientes surfam nas ondas da Inclusão na Praia Grande
Idealizado pela ONG Adote um Cidadão, o evento inclusivo Surf Eficiente, chega à sua sétima edição e recebe prancha adaptada doada pelo campeão olímpico Ítalo Ferreira
- Data: 04/11/2021 14:11
- Alterado: 04/11/2021 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: ONG Adote um Cidadão
Deficientes surfam nas ondas da Inclusão na Praia Grande.
Crédito:ONG Adote um Cidadão
Nesta quinta-feira, 04 de novembro, ocorreu o pré-evento da 7º edição do surf Eficiente, que contou com os surfistas pra lá de especiais da Casa Inclusiva de Praia Grande e os alunos da ONG Adote um Cidadão de São Bernardo do Campo. Logo pela manhã, na praia do Canto do Forte, teve início das atividades que contou com a estrutura e apoio da SUP Rema Forte e Remoterapia, que apresentaram uma prévia dos processos inclusivos que serão realizados no evento que marcará o Dia Nacional do Surf da Pessoa com Deficiência.
As baterias deste dia tiveram um gostinho olímpico, pois uma das pranchas utilizadas para o Surf Eficiente foi doada com exclusividade pelo campeão mundial e primeiro campeão olímpico do surf, Ítalo Ferreira, o famoso “Imbatível de Tóquio”, que através de atitudes como essa, deixa as ondas da inclusão mais igualitárias e perfeitas.
“Foi um privilégio para nós da Residência Inclusiva receber o convite para os nossos residentes participarem de um projeto dessa magnitude lhes permitindo ser e estar em todos os espaços sociais. Com certeza o dia de hoje deve um significado muito especial, libertador e de muita alegria para todos os envolvidos. O sentimento é só um, de muito gratidão.” Patrícia Borelli.
“Para nós do Rema Forte, é um momento de muita alegria participar mais uma vez do Surf Eficiente e trazer felicidade para esses cidadãos.” Karl Stricker
Este ano, o 7º Surf Eficiente, será no dia 2 de dezembro, contará com uma super estrutura na Praia Grande, onde já estão confirmadas mais de 100 pessoas com deficiência que surfarão na mesma onda da inclusão e da felicidade. “a atividade inclusiva está aberta para todas as escolas de surf do litoral brasileiro que queiram, neste dia, doarem aulas gratuitas de surf para pessoas com deficiência, e assim aumentar o alcance desta onda inclusiva.” explica o idealizador do evento, o empreendedor social Antônio Carlos Veiga
O co-coordenador Gabriel Toledo do Surf Eficiente, está se dedicando para deixar o ambiente perfeito para receber a todos os surfistas PRA LÁ DE ESPECIAIS que com certeza farão a história inclusiva na cidade da Praia Grande no litoral paulista, e que vai se tornar reconhecida nacionalmente, por ser uma praia acessível e repleta de igualdade.
O Surf Eficiente é realizado desde 2014 no Litoral Paulista pela ONG Adote um Cidadão, a ideia surgiu com o sonho de um deficiente visual que queria conhecer o mar. No mesmo dia que ele revelou esse desejo, foi realizado o 1º Surf Eficiente que contou com 15 PCDs, os quais tiveram, pela primeira vez, a sensação inesquecível de surfar.