Defesa Civil participa de treinamento para combater a incêndios em matas
“Fogo em mata é muito perigoso e, como vou atuar na fiscalização da Guarda Ambiental, este conhecimento é fundamental', afirmou Guarda Civil Municipal, Francisco Pedroza Lima
- Data: 21/06/2019 17:06
- Alterado: 21/06/2019 17:06
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Seis funcionários da prefeitura participaram do curso e compõem o grupo de brigadistas da cidade
Crédito:Divulgação
A equipe técnica da Defesa Civil de Diadema participou de treinamento na Escola Superior de Bombeiros (ESB) em Franco da Rocha. A Escola Superior de Bombeiros de Franco da Rocha é a maior escola de bombeiros da América Latina e responde pela formação, capacitação e atualização de todos os bombeiros do Estado de São Paulo. Durante o curso foram abordadas técnicas de atendimento nas situações de salvamento, resgate e primeiros socorros no combate a incêndios em matas.
Seis funcionários da prefeitura participaram do curso e compõem o grupo de brigadistas da cidade. Em situações de risco e de emergência são eles normalmente os primeiros a chegar para prestar atendimento.
“Fogo em mata é muito perigoso e, como vou atuar na fiscalização da Guarda Ambiental, este conhecimento é fundamental. Com a vivência da aula pratica, tivemos a oportunidade de treinar técnicas de primeiros socorros e como conter o fogo em matas” comentou o Guarda Civil Municipal, Francisco Pedroza Lima.
“Diadema conta com três brigadas de incêndio. Este tipo de exercício é muito importante para reciclar e agregar mais conhecimento ao nosso trabalho. Todos os anos participamos”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Diadema, José Peres.
A Defesa Civil conta com Kit Estiagem que contêm luvas, lanternas, abafadores, facões e cantil para combater fogo em mata e estoque de material informativo, além de cestas básicas, colchões e cobertores, para doar aos moradores em caso de enchentes e outros desastres naturais.
CORPO DE BOMBEIROS
Em 2014 o Corpo de Bombeiros de Diadema recebeu uma viatura auto bomba. Utilizado para combate a incêndios e salvamentos, o veículo tem capacidade de armazenamento para quatro mil litros de água e a montagem foi feito em Diadema. A aquisição foi resultado de parceria entre o Governo do Estado e Município. O Estado doou o chassi e a Prefeitura executou a duplicação da cabine, que custou R$ 290 mil.
A Defesa Civil é um órgão que planeja o conjunto de medidas permanentes, preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar acidentes e desastres.
SERVIÇO
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
GCM – Central de Operações: 156
SAMU: 192
Polícia Militar: 190