Defesa Civil Nacional capacita agentes para prevenção e resposta a desastres naturais

Curso itinerante, que já passou pela Região Nordeste e agora tem como foco o Sudeste e o Sul, tem objetivo de treinar mais de mil agentes em todo o País

  • Data: 22/07/2021 10:07
  • Alterado: 22/07/2021 10:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional
Defesa Civil Nacional capacita agentes para prevenção e resposta a desastres naturais

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou, nesta quarta-feira (21), um curso para mais de 100 agentes de defesas civis municipais de todas as regiões do estado de São Paulo. O objetivo do curso é uma apresentar, de forma sucinta, Guia Prático de Utilização de Alertas do Governo Federal para Ações de Preparação para Desastres, além de uma possibilitar uma prática de simulação de situações reais envolvendo uma previsão crítica, emissão de alertas e avisos e adoção de ações locais de proteção à população. Também há capacitação para uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).

Oferecido em caráter itinerante, o curso percorre todo o Brasil até o fim do ano. A primeira rodada foi realizada em sete estados da Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nos meses de julho a agosto, as oficinas serão realizadas com estados do Sudeste e Sul do país, sempre com duração de um dia e em formato on-line. No Sudeste, o curso já passou pelo Rio de Janeiro, onde capacitou 130 agentes.

“A oficina é muito importante porque difunde uma doutrina e um conhecimento na elaboração de alertas para a população e permite aos municípios melhorarem a capacidade de resposta aos eventos”, destacou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

Guia prático

Para facilitar a compreensão dos alertas emitidos pelo Governo Federal sobre o risco de desastres naturais em todo o País, a Defesa Civil Nacional elaborou um guia prático voltado a órgãos estaduais e municipais. O objetivo é capacitar os usuários locais e auxiliar no desenvolvimento de ações e estratégias de monitoramento, preparação e resposta às situações adversas. Para ter acesso ao material, clique neste link.

Na publicação, há detalhes de como se diferenciam os tipos de informações (boletins, avisos e alertas) produzidas por meio do monitoramento das agências federais parceiras do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, que atuam de forma articulada. São elas: Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O Guia Prático de Utilização de Alertas do Governo Federal para Ações de Preparação para Desastres foi elaborado por meio de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil).

Cenad

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) é coordenado pelo MDR e tem uma estrutura de monitoramento constante de informações sobre possíveis desastres no País, com atuação 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. É por meio dela que estados e benefícios solicitam reconhecimento federal de situação de emergência ou de calamidade pública e também recursos para ações de resposta aos desastres naturais e reconstrução de estruturas públicas danificadas.

Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) é um importante instrumento de emissão de alertas de riscos de desastres e emergências à população. A ferramenta é oferecida aos estados e aos municípios para emissão de alertas via SMS, TV por assinatura e pelo Google Alertas Públicos.

Para os moradores receberem as informações, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil.”. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Compartilhar:

  • Data: 22/07/2021 10:07
  • Alterado:22/07/2021 10:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados