Defesa Civil inicia o projeto para as olimpíadas do conhecimento sobre desastres naturais
Voltada para alunos da rede pública municipal, a competição é uma forma lúdica para envolver crianças e jovens na prevenção ao risco de desastres naturais
- Data: 04/08/2023 17:08
- Alterado: 04/08/2023 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo
Imagem Ilustrativa
Crédito:Rovena Rosa/Agência Brasil
A Defesa Civil do Estado iniciou nesta sexta-feira (04), o projeto para as olímpiadas do conhecimento sobre desastres naturais, no município de Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo. Nesta primeira fase, uma equipe da Divisão de Prevenção capacitará 18 professores da rede municipal de ensino, os quais ficarão responsáveis por multiplicar o conhecimento para os demais docentes. A competição já foi realizada na região da Baixada Santista, em 2015, e retorna neste ano com o objetivo de se estender para todo o estado.
O projeto é uma parceria da Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Educação do município. Ao longo das próximas semanas todos os docentes da rede municipal de ensino receberão uma capacitação acerca da prevenção ao risco de desastres naturais e transmitirão este conhecimento para todos os alunos. A Defesa Civil do Estado entregará ao município materiais educativos destinados ao público infantil, adolescente e adulto, que serão distribuídos nas escolas e servirão como material didático.
Ao final do período de capacitação, a Secretaria de Educação definirá as condições e regras dos jogos olímpicos. Inicialmente serão realizados em um ginásio municipal, com rodada de perguntas, jogos, gincanas e brincadeiras, que testarão os conhecimentos adquiridos acerca dos temas defesa civil e redução de risco de desastres.
O objetivo principal é educar crianças e adolescentes sobre ações preventivas em áreas de risco, com medidas que, muitas vezes, podem ser adotadas pela própria população, como não jogar lixo em rios, córregos ou encostas. Não enfrentar áreas alagadas ou atravessar enxurradas. Adotar medidas de autoproteção, sabendo identificar os sinais que antecedem um deslizamento de terra. Ações que permitem à própria população mitigar os riscos existentes e, principalmente, salvar vidas.
Esta medida faz parte de uma série de ações da Defesa Civil Estadual no município de Franco da Rocha. No dia 01 de julho, foi realizado o Simulado de Inundação e Abertura das Comportas da Represa Paiva Castro. Durante o simulado de inundação, foram criadas condições semelhantes às de uma situação real de enchente. O objetivo principal é testar a capacidade de resposta dos órgãos envolvidos, a eficácia dos planos de contingência e a preparação da população para enfrentar esse tipo de situação.