De 7 a 9 de junho em SP: festival reunirá cinema, bem-estar e sustentabilidade
Daniela Brescianini Monteiro e Luciana Pacheco, da Pacheco Monteiro Produções, falam da sua nova criação: o Gama Bike Film Festival
- Data: 23/05/2024 12:05
- Alterado: 23/05/2024 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Daniela Brescianini Monteiro (à direita) e Luciana Pacheco (à esquerda ), da Pacheco Monteiro Produções, falam da sua nova criação: o Gama Bike Film Festival
Crédito:Divulgação
É possível aliar cinema, sustentabilidade, educação, bem-estar e promoção da saúde num só evento? Para Daniela Brescianini Monteiro e Luciana Pacheco, sócias da Pacheco Monteiro Produções, que atua no segmento de entretenimento cultural, a resposta tem nome, data e local: elas estão à frente do Gama Bike Film Festival, que acontecerá em São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de junho, em dois locais bastante simbólicos da cidade: na Praça do Complexo B32 – entre as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek – e na Ciclovia do Rio Pinheiros (altura do Parque Villa Lobos).
Trata-se de um festival de cinema interativo totalmente sustentável, repleto de atividades e informação para quem também quer cuidar de si, além do planeta. É uma oportunidade de pensar, ainda, em novas formas de mobilidade.
No primeiro dia, 7 de junho, a abertura será realizada na Praça do Complexo B32, já bastante famosa por ostentar uma baleia metálica próxima à calçada da Faria Lima. “É um espaço simbólico porque o B32 combina prédios corporativos com espaços públicos – a praça, um teatro e restaurantes”, destaca Daniela. “Ele já foi concebido para propor uma relação mais amigável com a cidade e as pessoas: quase toda a energia que abastece o complexo é gerada internamente e a água, inclusive a dos banheiros, é reciclado em estações de tratamento intensa”.
Neste dia, após a abertura oficial marcada para às 18h, haverá a exibição do primeiro episódio do docu-reality “Histórias de Pedal – Pela Rota das Emoções”, que mostra a jornada de três ciclistas que saem de Fortaleza (CE) e pedalam pela Rota das Emoções até Atins (MA). Trata-se de uma produção do Canal Off com a Fluxa Filmes, que estará representada pela diretora Barbara Barcia. Essa será a primeira exibição aberta ao público do docu-reality.
Quem quiser apreciar esta produção, terá que produzir a energia necessária pedalando em 24 bicicletas adaptadas. “Cada pedalada colabora para gerar luz e movimento no telão. E deixa uma importante mensagem: somos capazes de fazer a nossa parte para ter um mundo mais sustentável”, explica Daniela Monteiro.
É importante ressaltar que haverá cadeiras para quem quiser assistir à produção sem pedalar.
Final de semana – Nos dias 8 e 9, sempre a partir das 8h, o evento migra para a Ciclovia do Rio Pinheiros (altura do Parque Villa Lobos). Para conferir a programação recheada de atrativos, basta chegar pedalando ou a pé, pela passarela do Villa Lobos. “Em ambos os dias teremos atividades práticas como yoga, meditação, mindfulness e treino funcional. Haverá, ainda, as palestras e, claro, filmes”, adianta Luciana Pacheco.
À frente destas atividades estarão personalidades especiais. Alguns nomes já foram confirmados, entre eles, o médico nutrólogo Thiago Volpi, especialista em emagrecimento, performance e longevidade; Juliano Ceglia, apresentador do talk show Casa do Atleta e professor do segmento Fitness e Wellness; as apresentadoras do programa Soul Tr3k, Eduarda Kappel, Mariana Ribeiro e Daniela Viodotti, que falam, respectivamente, sobre a união da arte, com o esporte e a meditação/yoga; Renata Falsoni, ativista de mobilidade urbana; Karim Khoury, especialista em mindfulness; Priscila Carazzatto, profissional da área de ESG; Wagner Ramalho, educador ambiental; e Ives Alejandro Munhoz, filósofo e cientista cognitivo. Luciana avisa: “Estamos finalizando a programação dos filmes na certeza de todos vão curtir”.
De olho no futuro – As sócias fazem questão de lembrar que o Gama Bike Film Festival está em sintonia com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Criada em 2015 por líderes mundiais e representantes da sociedade civil, reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – medidas ousadas e transformadoras, segundo a ONU – para transformar o mundo até 2030. O festival contempla nove deles: Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Igualdade de gênero, Água potável e saneamento, Energia limpa e sustentável, Trabalho decente e crescimento econômico, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis e Ação contra a mudança global do clima.
Por fim, as produtoras dizem, ainda, que o evento é uma celebração à cidade de São Paulo e um incentivo para que ela siga pujante e próspera. Daniela explica: “Quem vive nesta capital, a mais importante e populosa do Brasil, precisa refletir sobre consumo consciente, mudanças climáticas, mobilidade urbana e preservação dos recursos naturais pensando nas gerações futuras”.
Luciana finaliza: “Com o nosso evento, queremos inspirar as pessoas, além de mostrar que a busca por sustentabilidade não é algo impossível. Na verdade, é o único caminho para que a sociedade seja mais equilibrada e justa”.
Sobre ao Gama Bike Film Festival
O Gama Bike Film Festival é um evento de cinema interativo e totalmente sustentável. Será realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho, na Praça do Complexo B32 e na Ciclovia do Rio Pinheiros (altura do Parque Villa Lobos) e terá, além da exibição de filmes, palestras, workhsops, aulas funcionais e música, entre outras arações. É uma realização da Pacheco Monteiro Produções, que atua no segmento de entretenimento cultural com patrocínio da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A), parceria da Bike Cine e apoio cultural da Farah Service, Espaço Volpi, Soul Tr3k e TV Casa do Atleta.
No site www.gamafestival.com.br é possível conferir a programação e fazer a inscrição para participar do festival.
Sobre Daniela Brescianini Monteiro e Luciana Pacheco
Daniela Brescianini Monteiro atua no mercado audiovisual há mais de 12 anos com projetos de cultura e entretenimento noeixo Rio/São Paulo. Foi fundadora do Festival de Cinema de Petrópolis, produtora do longa-metragem “O Encontro Improvável”, uma coprodução com a Namibia (Africa), e idealizou o Festival de Cinema de Cascais Acqua Mundi em Portugal. Consolidou a carreira de atriz na TV e nos palcos, criando e atuando em mais de 15 papéis. Em 2020, fundou a empresa D2one, uma aceleradora de negócios digitais que se especializou em estratégias digitais, assim como o desenvolvimento de projetos e campanhas de marketing para diversos setores e segmentos.
Luciana Pacheco atua no mercado sociocultural e de entretenimento. É bacharel em Comunicação Social e pós-graduada em Cinema Documentário. Em suas qualificações profissionais estão os cursos de Marketing de Relacionamento, Oratória e Dinâmica, Teatro e TV. Tem experiência em criação, planejamento e mídias publicitárias, é undadora do Festival de Cinema de Petrópolis, produtora do longa-metragem “O Encontro Improvável”, uma coprodução com a Namíbia (Africa) e idealizou o Festival de Cinema de Cascais Acqua Mundi em Portugal. Como atriz, atuou em séries e novelas na Rede Globo e, ao longo de 12 anos, produziu e atuou em peças de teatro, apresentando-se em 26 cidades do país.