Danilo Balas questiona Secretário sobre estações da CPTM e do Metrô
Deputado protocolou requerimento destinado a Paulo José Galli, Secretário Estadual de Transportes
- Data: 13/06/2022 18:06
- Alterado: 13/06/2022 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
O Deputado Estadual – Agente Federal Danilo Balas (PL) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o Requerimento de Informação n. 233/2022, que solicita ao Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, informações sobre linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô. As perguntas estão relacionadas à superlotação e às péssimas condições estruturais do transporte urbano.
Entre os questionamentos do parlamentar, estão quais estações das linhas de trens e Metrô possuem barreiras e portas automáticas de proteção nas plataformas e por quais razões não existem tais ferramentas de segurança em todas as estações.
Danilo Balas também pergunta se há estudos e projetos para implantação desses mecanismos em cada uma das estações, assim como, caso haja essa pretensão, qual o valor necessário para investimento e o prazo para instaurar as novas medidas de proteção.
Os questionamentos vão longe. O Deputado também levanta questões como: quantidade de pessoas que caíram em linhas e vãos das plataformas, número de processos judiciais e prejuízo aos cofres públicos em razão de tais acidentes, valor orçamentário de investimento no transporte e a receita bruta da CPTM e do Metrô em 2021.
“O retorno das atividades presenciais voltou a tornar o transporte público do Estado de São Paulo um verdadeiro caos. O que antes já não estava bom ficou ainda pior e, sem dúvida, o trabalhador paulista não merece passar por tamanha humilhação”, desabafa Balas.
Cidadãos de regiões periféricas reclamam ainda mais sobre o abandono estadual. Segundo eles, não há segurança nas plataformas de trens, e muitos acidentes foram vistos nos últimos tempos, que poderiam ser evitados caso houvesse barreiras e portas automáticas, como há em algumas estações do Metrô. Alinhado ao caos no sistema viário, as tarifas ainda foram reajustadas e sofreram aumento.
“É justo que as pessoas paguem ainda mais por um sistema superlotado, incompetente e falho?”, questiona o parlamentar. “Queremos que o trabalhador possa ir e voltar com qualidade e dignidade, porém, infelizmente, o Governo do Estado e sua equipe política não têm procurado resolver as demandas do povo”, lamenta. “Com isso, é meu dever parlamentar buscar respostas a fim de que consigamos soluções eficientes que melhorem a vida do povo paulista”, afirma o Deputado Danilo Balas.