Damares Alves solicita suspensão de filme exibido pela Netflix
Segundo a ministra, longa “Lindinhas” traz à tona a sexualização das crianças. Governo Francês se pronuncia e defende o filme
- Data: 21/09/2020 19:09
- Alterado: 21/09/2020 19:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Divulgação
Nesta segunda-feira (21), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, solicitou a suspensão do filme Lindinhas – premiado no Sundance Festival. A situação já havia sido abordada pela ministra há uma semana, quando ela relatou o incômodo com o longa que é exibido pela plataforma de streaming Netflix.
Segundo Damares, o filme sexualiza as crianças. A ministra ainda escreveu um texto expondo toda a sua opinião sobre o assunto:
“Estou brava, Brasil! Estou muito brava! É abominável uma produção como a deste filme. Meninas em posições eróticas e com roupas de dançarinas adultas… Quero deixar claro que não faremos concessões a nada que erotize ou normalize a pedofilia! Quero aproveitar e dar um recado aos pedófilos que por anos têm vindo ao Brasil abusar de nossas crianças: no Brasil existe um governo que se importa de verdade em proteger as crianças e as famílias.”
Com base em todos os pontos citados anteriormente, o pedido de suspensão do filme foi encaminhado para a Coordenação da Comissão Permanente da Infância e Juventude. Importante salientar, ainda, que o longa Lindinhas não apresenta cenas de sexo explícito.
O Ministério da Cultura da França se posicionou sobre o assunto, demonstrando apoio à produção. Ademais, o governo francês diz que críticas ao filme e à diretora são por imagens descontextualizadas e reducionistas.