DAE/SCS participa da 27º CBESA

Técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul marcaram presença no 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Realizado no Centro de Convenções de Goiânia, na capital goianiense, o tema central do evento foi “Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre […]

  • Data: 24/09/2013 16:09
  • Alterado: 24/09/2013 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS
DAE/SCS participa da 27º CBESA

Crédito:

Você está em:

Técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul marcaram presença no 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Realizado no Centro de Convenções de Goiânia, na capital goianiense, o tema central do evento foi “Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia”.

O ciclo de debates reuniu especialistas e entidades de todo o Brasil em um momento crucial para o setor. Este é um ano em que a expansão dos serviços de água, esgoto, drenagem, coleta e destinação dos resíduos deve, obrigatoriamente, integrar a pauta dos prefeitos que tomaram posse no início de 2013, sobretudo, para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e busca da universalização.

Presente no encontro, o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, destacou que, para acessar os financiamentos do governo federal, as cidades terão que apresentar o seu PMSB. “Um grande número de municípios brasileiros não dispõe de recursos financeiros para ampliar a sua rede básica de saneamento. São Caetano está solicitando verbas para projetos estruturais, principalmente obras de reestruturação da rede de esgoto, já que possui o seu próprio plano e por já ter atingido a universalização, com 100% de água, coleta e tratamento dos dejetos”, explicou.

A novidade dessa edição foi que o Congresso tratou mais das questões ambientais, como os resíduos sólidos. O Fórum Meio Ambiente abordou temas como a logística reversa, descarte de eletrônicos, encerramentos dos aterros e lixões e tecnologias de tratamentos alternativos. “Foi uma excelente oportunidade de intercâmbio de experiências no âmbito nacional e internacional”, concluiu Kalil, que esteve na companhia do chefe da Divisão Técnica, Osmar Silva Filho, e dos responsáveis da Divisão de Resíduos Sólidos, Vitoria Garcia, e da Seção de Esgoto, Pedro Casini.

O 27º CBESA teve em sua programação painéis, mesas redondas, apresentação de trabalhos técnicos, Campeonato de Operadores, Olimpíada Jovens Profissionais do Saneamento e visitas técnicas, além da 10ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), a maior do segmento. Segundo a organização, mais de quatro mil pessoas participaram do evento, entre estudantes, acadêmicos, fornecedores e autoridades do setor nacional e da América Latina e governamentais.

Compartilhar:
1
Crédito:DAE/SCS
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 24/09/2013 04:09
  • Alterado:24/09/2013 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados