Curta! apresenta dois documentários na 48ª Mostra São Paulo
Os documentários "Sem Vergonha" e "Alma Negra – Do Quilombo ao Baile", viabilizados pelo Curta! via FSA, estão entre os mais de 400 filmes selecionados para o festival e competem na Mostra Brasil
- Data: 16/10/2024 17:10
- Alterado: 16/10/2024 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
O documentário ‘Sem Vergonha’, sobre a vida de Maria Alcina, compete na Mostra Brasil
Crédito:Divulgação/Curta!
A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa nesta quinta-feira, dia 17, e o canal Curta!, fomentador do audiovisual nacional, participa com dois documentários. Viabilizados pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), “Sem Vergonha” e “Alma Negra – Do Quilombo ao Baile” são dois dos mais de 400 filmes selecionados para o festival e competem na Mostra Brasil.
O documentário “Sem Vergonha” estreia no dia 20 de outubro, na sala 2 da Reserva Cultural, às 21h20. Com direção de Rafael Saar e roteiro de Thiago Brito, a obra é protagonizada por Maria Alcina e recria sua carreira a partir de um rico material de arquivo e de musicais que a situam como a maior herdeira atual dos teatros de revista e das chanchadas brasileiras.
A partir de núcleos dramáticos que representam a espontaneidade de Maria Alcina, o documentário mostra como ela, perseguida durante a ditadura, travou uma batalha para se manter como artista. Tachada por contemporâneos como “só mais uma Carmen Miranda”, ela se aproximou do que há de mais popular em nossa música, cantando a letra de duplo sentido “calor da bacurinha” e atuando como jurada de programas de calouros. A produção é da Dilúvio Filmes.
Já “Alma Negra – Do Quilombo ao Baile”, estreia no dia 21 de outubro, noEspaço Sala Augusta – Sala 1, às 21h30. Dirigida por Flávio Frederico e produzida pela Kinoscópio, a obra retraça a história do soul no Brasil, ritmo que marcou e embalou os ideais da população afro-brasileira no século passado.
O filme vai além da música e mostra como a popularização do movimento de afirmação da cultura negra e a luta política contra o racismo estão vinculados aos bailes de soul. Com depoimentos exclusivos, entrevistas antigas, reportagens e imagens de arquivo dos bailes brasileiros, o documentário mostra o surgimento do gênero no final dos anos 1960 até o ápice com os famosos bailes blacks no Rio de Janeiro e São Paulo durante os anos 1970.
SERVIÇO:
48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
“Sem Vergonha”
Sinopse: Masculina, feminina, livre, alegre, popular, um prato bem brasileiro. Filha da chanchada, Carmen Miranda reencarnada. Processada pela ditadura, grita, vocifera: “Que calor na bacurinha!”. Eles perguntam: “Por que você canta desse jeito?”. O que guarda Maria Alcina por trás de seu sorriso? Um enigma, confete e serpentina: a cantora sem vergonha.
Diretor: Rafael Saar
Duração: 79 min
Exibição: 20 de outubro – sala 2 da Reserva Cultural – 21h20; 26 de outubro – Espaço Augusta sala 1 – 15h50; 29 de outubro – Cinesystem Frei Caneca 4 – 20h30.
“Alma Negra – Do Quilombo ao Baile”
Sinopse: O filme é um amplo mergulho no universo afrobrasileiro por meio da música soul, retratando desde o surgimento do gênero, a chegada no Brasil no final dos anos 1960, o sucesso na indústria fonográfica até o ápice com os famosos bailes blacks no Rio de Janeiro e em São Paulo. O documentário retrata, além dos aspectos musicais, o movimento de valorização da cultura negra e a luta política contra o racismo na época. Pelo olhar de algumas das grandes intelectuais negras dos anos 1970 e de hoje, como Beatriz Nascimento, Lélia González e Edneia Gonçalves, a obra busca nos quilombos e nos bailes de soul retratar a alma da negritude brasileira.
Diretor: Flavio Frederico
Exibição: 21 de outubro – Espaço Sala Augusta Sala 1 – 21h30; 24 de outubro – Circuito Spcine Ceu Taipas – 19h; 24 de outubro – Circuito Spcine Ceu Butantã – 19h; 24 de outubro – Circuito Spcine Ceu Três Lagos – 19h; 24 de outubro – Circuito Spcine Ceu São Miguel – 19h; 24 de outubro – Circuito Spcine Ceu Caminho do Mar – 19h; 28 de outubro – Espaço Augusta Sala 2 – 17h
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo;
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$ 1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.