Curso qualifica funcionários municipais com língua de sinais
Curso de Libras promove inclusão de pessoas com deficiência auditiva
- Data: 02/07/2012 20:07
- Alterado: 02/07/2012 20:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
Servidores públicos municipais de Ribeirão Pires concluíram, na última semana, curso de língua de sinais (Libras), realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Política Comunitária e Institucional. O curso qualificou principalmente os que realizam atendimento direto aos munícipes, em diversas secretarias como: Administração e Modernização; Promoção Social; Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista; Saúde e Higiene; Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Segurança Pública; Educação e Inclusão; Comunicação; Infraestrutura; Obras; Transporte e Trânsito; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; e Planejamento Urbano, Habitação, Meio ambiente e Saneamento básico.
Jéssica Ferreira, que trabalha na captação de vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT – da cidade, não tinha base alguma de Libras e agora sente-se segura ao atender pessoas com deficiência. “O curso serviu como base para o entendimento sobre a língua de sinais. Agora, com a prática adquirida no dia a dia, o atendimento se torna algo simples e prático”, afirmou.
Para a professora do curso, Gissa Sapanhos, a qualificação dos funcionários é mais um passo para promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, e as duas turmas que se formaram demonstraram interesse pela língua dos sinais, o que tem impacto direto no atendimento ao munícipe.
“Os funcionários tinham vontade de aprender. E com o que aprenderam no curso, com certeza o atendimento ao público fica mais bem qualificado”, explicou a professora, que é assistente social.
Para o próximo semestre, a Secretaria de Política Comunitária e Institucional planeja mais duas turmas formadas por funcionários para o mesmo tipo de qualificação em língua de sinais.