Curso para gestantes capacita mamães e papais de São Caetano
São Caetano do Sul tem a menor taxa de mortalidade infantil do Grande ABC (6,01 por mil nascidos vivos). Entre as diversas ações permanentes que fazem a cidade manter esse importante indicador nos níveis de países da América do Norte ou da Europa, estão os cursos gratuitos para gestantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura. […]
- Data: 22/06/2016 14:06
- Alterado: 16/08/2023 20:08
- Autor: Fernando Aragão
- Fonte: PMSCS
Palestras informativas e preparatórias foram realizadas no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido
Crédito:Eric Romero/PMSCS
São Caetano do Sul tem a menor taxa de mortalidade infantil do Grande ABC (6,01 por mil nascidos vivos). Entre as diversas ações permanentes que fazem a cidade manter esse importante indicador nos níveis de países da América do Norte ou da Europa, estão os cursos gratuitos para gestantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura. Na última semana (15 e 16/6), cerca de 50 mamães, papais e interessados participaram das palestras informativas e preparatórias, com aulas teóricas e expositivas, que foram realizadas no anfiteatro do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido (Rua Luiz Louzã, 48, Bairro Olímpico).
De acordo com a diretora clínica do Complexo Hospitalar Municipal Maria Braido, Dra. Marcia Bataglia, o treinamento visa desenvolver capacidades naturais e instintivas da mulher, além de fortalecer o vínculo e participação dos pais no processo de gestação, parto, pós-parto e início da vida do bebê. “A experiência de ter um filho inaugura um período importantíssimo no ciclo vital do casal. Por isso, oferecemos conteúdo especial para orientá-los”, explicou.
No 1º módulo, os profissionais do grupo multidisciplinar abordaram os temas Nutrição da gestante e do lactante, Pré-natal de alto risco, Saúde bucal na gestação, Importância da atividade física na gestação, Aspectos psicológicos da gestação e pós-parto e Puerpério. Por fim, a apresentação da maternidade.
Já no 2º, Pré-natal de baixo risco, O parto, Atendimento do recém-nascido na sala de parto e triagem neonatal, A alimentação nos 1.000 dias, Cuidados com o bebê, Amamentação e Planejamento familiar. Na oportunidade, também foram distribuídos enxovais em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.
Os cursos para gestantes são organizados pelas equipes de Atenção Básica, de Neonatologia e da Obstetrícia, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e Casa da Gestante de Alto Risco Dr. Aldo Arenella. Mais informações no Centro de Estudos Dr. Sylvio Torres pelo telefone 4221-5981.
HUMANIZAÇÃO – Em São Caetano, os partos normais são estimulados de forma humanizada. A assistência integral é promovida na Rede Municipal de Saúde. Recém-nascidos são acompanhados na Casa da Gestante até dois anos de idade e mês a mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde é garantido o atendimento pediátrico, a vacinação e o incentivo ao aleitamento materno.