Curso forma cuidadores de idosos em São Caetano
Iniciada em setembro, a formação levou a 26 munícipes, em mais de 160 horas, conteúdos como perfil da população idosa
- Data: 17/12/2019 15:12
- Alterado: 17/12/2019 15:12
- Autor: Mayra Monteiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Paulo Rosa / Comtid
A cidade de São Caetano do Sul deu mais um importante passo nas políticas públicas voltadas para a Terceira Idade. Dessa vez, na segunda-feira (16/12), foi concluído o Curso de Cuidadores de Idosos, promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, com patrocínio da Lorenzetti, em parceria com o Senac. A certificação ocorreu no auditório do Complexo Hospitalar Municipal.
“Diante de um perfil populacional como é o de São Caetano, cada dia mais é essencial ter profissionais nessa área, aptos para auxiliar na promoção do envelhecimento saudável do idoso”, avaliou a coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini. “Na formação promovida pela Prefeitura, a equipe multidisciplinar orientou como atuar para um menor comprometimento funcional, preservando e valorizando a ética, convivência social e familiar, bem como a independência e autonomia do idoso”.
Iniciada em setembro, a formação levou a 26 munícipes, em mais de 160 horas, conteúdos como perfil da população idosa; atividades de vida diária (AVDs); envelhecimento ativo; dependência, independência e autonomia do idoso; autocuidado do idoso; fatores de risco para pessoa idosa, prevenção e cuidados; mobilidade funcional reduzida; ações de prevenção frente a situações de vulnerabilidade social, psicológica e física; atividades de lazer e de ocupação do tempo livre; comunicação com a pessoa idosa, membros da família e equipe multiprofissional; adaptações no ambiente; hospitalidade; qualidade de vida do idoso; tecnologias utilizadas no cuidado com a pessoa idosa; monitoramento do estado de saúde dos idosos; medidas de conforto, higiene corporal e bucal; nutrição, hidratação e alimentação; cuidados com a medicação; programas voltados aos idosos disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) e no SUAS (Sistema Único de Assistência Social); cuidados paliativos, finitude e morte; registro da rotina; medidas de biossegurança; primeiros socorros e prevenção de acidentes; mercado de trabalho, direitos e deveres do Cuidador de Idoso; equipe multiprofissional envolvida no cuidado com o idoso; limites de atuação; Política Nacional de Humanização e legislação relacionada ao idoso.
Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Welbe Cavalcante Macedo, o curso traduz em realidade o sentido do Fundo Municipal do Idoso de garantir os direitos e contribuir com o aumento da qualidade de vida da população da terceira idade, que um dia poderá precisar dos serviços destes profissionais. “Nossa cidade tem uma parcela significativa de idosos e a profissionalização dos cuidadores contribuirá de forma ímpar neste mercado que carece de trabalhadores qualificados”, pontuou.